Carecas apresentam risco mais elevado de quadros severos de Covid-19

A correlação entre calvície e sintomas severos de Covid-19 é tão forte que alguns cientistas acreditam que deveria ser considerado um fator de risco

Carlos Wambier,  líder de um amplo estudo realizado pela Brown University, nos Estados Unidos, afirmou: “acreditamos realmente que a calvície é um indicador certeiro da severidade da doença”. 

Se a correlação for confirmada isso poderá mudar as ‘regras do jogo’ relativamente ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus e poderá ainda reduzir drasticamente o número de homens que morrem de Covid-19. 

Os resultados do estudo demonstram que os homens carecas estão desproporcionalmente mais vulneráveis a morrer do vírus  devido a determinados hormônios presentes em seu organismo. 

Pesquisas anteriores já haviam provado que os homens apresentam o dobro da probabilidade de sucumbirem ao SARS-CoV-2 e esta poderá ser uma das explicações. 

Os cientistas creem que a sua vulnerabilidade ao coronavírus se deve sobretudo os hormônios masculinas denominados androgênios, que incluem a testosterona. 

São os androgênios que provocam a perda de cabelo e aumentam ainda a capacidade do coronavírus atacar as células infectadas. 

Se a teoria for confirmada então supressores hormonais atualmente usados para tratar o câmcer da próstata e a calvície poderão também ser administrados aos homens, dando-lhes uma maior chance de vencer o novo coronavírus.