Brasileiro importa e bebe mais vinho de Portugal na quarentena e alivia quebra no setor

As exportações de vinho para o Brasil ajudaram os produtores de Portugal a amenizar a ressaca econômica da pandemia, período marcado por quebra de 50% nas vendas internas. O Brasil terminou 2020 entre os quatro primeiros destinos, com aumento de 26,5% em volume em relação a 2019. Em valor, o crescimento foi de 23,5% e representa cerca de € 68 milhões.

Neste pódio, só perde no aumento do volume de exportação para o Reino Unido, mas por pouco: 26,9%. Os dados são do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). E foram confirmados pelo Portugal Giro junto aos importadores brasileiros.

Gerente de marketing da Qualimpor, Henry Araújo diz que o vinho foi destaque nas listas de compras do brasileiro na quarentena:

– Em 2020, como dizem, o vinho foi a bebida da pandemia. Quando entramos nas diferentes faixas de preço, vemos que Portugal cresceu em todas, do vinho de entrada ao mais caro. A Qualimpor cresceu sua importação e vendas de vinhos Portugueses na casa dos 80%.

Sócio da Adega Alentejana, André Chicau explica a transformação do vinho português numa das bebidas da quarentena.

  • O distanciamento social teve impacto nos hábitos de consumo e aproximou o brasileiro do vinho. Ao ficar mais tempo em casa, elegeram como bebida preferencial – disse Chicau.

No Grupo La Pastina, as importações cresceram 9% em volume e 36% em faturamento em 2020. Mas alguns vinhos dispararam. Caso do Val da Ucha, que cresceu 136% em volume e 226% em faturamento e Quinta da Calçada, com 104% /136%.

Há cinco anos que Portugal é o segundo na tabela de importação para o Brasil, atrás do Chile. Mas o crescimento nos segmentos mais caros teria sido maior que os dos chilenos e argentinos, terceiros colocados.

Presidente da IVV, Bernardo Gouvea explica a estratégia para este ano.

  • Portugal vai reforçar a sua comunicação com o Brasil, com mais atividades junto dos profissionais brasileiros e dos consumidores em 2021. A Viniportugal vai participar na Prowein São Paulo em outubro, e vai organizar turnês por Belo Horizonte, Brasília e Goiânia (com provas). E ainda participará no Vinhos de Portugal, no Rio de Janeiro e em São Paulo, também em outubro de 2021.

Especialistas da área ressaltam que 2020 foi um ano de retração no comércio mundial de vinho e Portugal seria exceção, com um volume de negócios de € 846 milhões. 

Em sentido contrário à crise econômica, as vendas gerais do setor vinícola português para o exterior aumentaram pelo quarto ano seguido, subindo 3,25% em relação a 2019.

Mas, em casa, o ano foi perdido. A Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) informou que a quebra das vendas para os restaurantes, fechados ou com lotação reduzida ao longo de 2020, chegou a 50% em setembro. G1