Bolsas da Europa fecham em alta com otimismo sobre o controle da pandemia

Vários estados americanos, incluindo NY, além de alguns países europeus severamente atingidos pela covid-19, como Itália e Espanha, reabriram as suas economias

TOPO

Por Valor Online

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (18), impulsionadas pelo otimismo em torno da reabertura econômica de alguns dos países europeus mais afetados pela pandemia e de mais Estados americanos.

O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 fechou em alta de 4,07%, a 341,59 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, subiu 4,29%, a 6.048,59 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, avançou 5,67%, a 11.058,87 pontos, e o CAC 40, de Paris, ganhou 5,16%, a 4.498,34 pontos. Em Milão, o FTSE MIB fechou em alta de 3,26%, a 17.401,45 pontos, e o Ibex 35, de Madri, avançou 4,70%, a 6.779,30 pontos.

Vários estados americanos, incluindo Nova York, além de alguns países europeus severamente atingidos pela covid-19, como Itália e Espanha, reabriram as suas economias.

A Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, cujo índice acionário DAX é o mais importante da Europa continental — Foto: Reuters

A Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, cujo índice acionário DAX é o mais importante da Europa continental — Foto: Reuters

Conforme as economias saem de meses de isolamento, as ações tendem a subir, disse Paul Chew, pesquisador-chefe da Phillip Securities. As notícias relacionadas ao vírus têm tido maior influência sobre as ações do que os dados econômicos, que indicam o comportamento no passado e “mesmo com dados econômicos melhores, os mercados não devem comemorar”.

Além disso, o otimismo em torno de potenciais tratamentos para a covid-19 ajuda a dar suporte às ações. Na última sexta-feira (15), a Sorrento Therapeutics anunciou que desenvolveu um anticorpo contra a covid-19, embora o tratamento ainda precise passar por testes confirmatórios. Hoje, outra companhia, a Moderna, empresa dos Estados Unidos que trabalha para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, disse ter obtido resultados positivos nos primeiros testes em humanos.

Os ganhos no Stoxx 600 foram amplos, com todos os setores anotando ganhos na sessão. Na ponta positiva do índice, as ações das montadoras de automóveis subiram 7,96%, enquanto as ações dos bancos ― o setor de maior peso no índice ― subiram 5,8%.

Além do noticiário positivo em relação à pandemia, a Alemanha e a França fizeram um pronunciamento conjunto no qual pedem a criação de um fundo de recuperação de 500 bilhões de euros (US$ 545 bilhões) para financiar a resposta à pandemia na zona do euro. Ambos os países também propuseram autorizar a Comissão Europeia a financiar alguns dos fundos nos mercados de dívida em nome da União Europeia.