Banco da Inglaterra anuncia corte de juros para estimular a economia devido ao coronavírus

Taxa básica foi reduzida de 0,75% para 0,25% ao ano. Medida tem como objetivo ajudar a economia em meio aos impactos negativos da epidemia do novo vírus.

Por G1

11/03/2020 06h44  Atualizado há 15 horas

O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quarta-feira (11) um corte emergencial de 0,5 ponto percentual na taxa de juros do país, que foram reduzidas de 0,75% para 0,25% ao ano. A decisão surpresa acontece após movimento similar do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) e foi a primeira medida do tipo a acontecer fora do calendário normal do Banco da Inglaterra desde 2008.

O corte na taxa de juros tem como objetivo ajudar a economia em meio aos impactos negativos da epidemia do novo coronavírus.

O anúncio do BoE ocorreu poucas horas antes da apresentação do primeiro orçamento do governo do primeiro-ministro Boris Johnson. A expectativa é que o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, anuncie mais ajuda econômica para evitar o risco de uma recessão.

Este foi o corte de juros mais expressivo desde 2009. As taxas de juros não eram tão baixas desde os meses posteriores à votação sobre o Brexit.

Com ao corte emergencial de juros, o Banco da Inglaterra juntando-se a uma lista de bancos centrais que já optaram por esse caminho, incluindo os dos Estados Unidos, China, Canadá e Austrália.

“O papel do Banco da Inglaterra é ajudar as empresas e famílias britânicas durante um choque econômico que pode ser grande e forte, mas deve ser temporário”, disse o presidente do BoE, Mark Carney, a repórteres após a primeira redução de juros desde agosto de 2016.

Carney, que deixará o posto no fim de semana e será substituído por Andrew Bailey, afirmou ainda que não há motivo para os problemas causados pelo coronavírus se tornarem uma repetição da crise financeira de 2008.

Banco da Inglaterra reduz juros para estimular economia

Estímulo a empréstimos a famílias e a empresas

O BoE também anunciou que vai estimular os empréstimos dos bancos às pequenas e médias empresas e às famílias para sustentar a demanda, tendo em vista a desaceleração da economia.

O Banco da Inglaterra não anunciou nenhuma compra de títulos nova no âmbito de um afrouxamento quantitativo, mas reduziu sua margem de capital para bancos a zero e lançou um novo esquema para sustentar o empréstimo a pequenas empresas — ambas medidas para manter os empréstimos fluindo.

O banco central da Inglaterra informou em um comunicado que, ainda que a magnitude do choque do coronavírus se mantenha “altamente incerta”, a atividade econômica “deve enfraquecer materialmente no Reino Unido ao longo dos próximos meses”.