A OMS removeu a cannabis da categoria de drogas

O debate sobre o tema da cannabis ainda está na lista de medicamentos, razão pela qual a Organização Mundial da Saúde (OMS), já em seu último balanço, eliminou a categoria dessa substância “Não à maconha.”

O documento reconhece que não há casos relatados de abuso ou dependência da substância e que não representa um perigo para a saúde pública.

O comitê que preparou o relatório afirma que, com base em estudos anteriores , o CBD não possui propriedades psicoativas. Essa falta de psicoatividade cria novas possibilidades de uso da substância em outros tipos de estudos e pesquisas.

Entre os arquivos mais relevantes que foram levados em consideração, eles apresentaram um estudo em que vários participantes receberam aleatoriamente uma dose de cannabis.

Diferentes indicadores foram medidos nos participantes, revelando alterações nos sintomas de psicoatividade ou intoxicação. Os colaboradores que tomaram THC mostraram ansiedade , sedação e alucinações.

Posteriormente, em um artigo randomizado, duplo-cego, usuários recreativos de maconha foram convidados a testar sozinhos alguns efeitos do canabidiol. E concluiu-se que o canabidiol não produziu efeitos psicoativos, cardiovasculares ou outros efeitos.

A OMS especificou que o canabidiol não é viciante , apesar disso, isso não significa que a maconha não seja mais classificada como droga pelo organismo internacional. Em seu relatório, ele apenas indica resultados em um dos elementos da cannabis: canabidiol .

Globalmente, a cannabis, na grande maioria, parecerá ruim para a sociedade, mas ao longo dos dias eles serão descobertos, em quantas coisas mais a cannabis pode curar.

Votação adiada pela ONU

Comissão de Estupefacientes , que faz parte do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU), é o órgão encarregado de modificar, revisar e atualizar periodicamente a lista de substâncias proibidas, isso é feito sob as recomendações da Organização. Organização Mundial da Saúde (OMS) , que, por sua vez, é aconselhada pelo Comitê de Especialistas em Dependência de Drogas.

Em março passado, a votação foi planejada para reduzir as restrições à pesquisa científica e uso medicinal em várias regiões do mundo.

O principal motivo desse adiamento é que as implicações e conseqüências dessa decisão devem ser esclarecidas, levando em consideração sua complexidade.

É importante mencionar que a cannabis apresenta pesquisas desde os anos 60, desde então, apresenta várias limitações prevalecentes que impedem o benefício para milhões de pacientes.