Veja dicas para evitar que o calor do verão danifique os cabelos

Além da pele, o cabelo também é bastante maltratado no verão, devido, principalmente, aos raios solares. A Dra. Kédima Nassif ensina como proteger o cabelo e minimizar os danos.

Não é apenas a pele que precisa de cuidados especiais no verão. Devido à exposição constante, os cabelos também sofrem muito com as altas temperaturas dessa época.

“Ao ficar muito tempo em exposição, os fios sofrem oxidação causada pelos raios UV. A luz solar afeta a cutícula e do córtex do cabelo e acelera a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres. Os danos são diversos, e podem ir desde a coloração até perda de brilho e força dos fios”, explica a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

O sol, segundo a Dra. Kédima, também causa alterações na queratina e nas ceramidas, deixando os cabelos ásperos, sem brilho, frágeis e quebradiços. Para as pessoas que passaram por processos químicos como escovas progressivas ou tintura, os cuidados devem ser ainda maiores. “Esses procedimentos trazem um dano primário à estrutura capilar. Uma vez que os fios estão vulneráveis, os cuidados devem ser redobrados.”, afirma.

Então, como se proteger dos possíveis danos que o verão pode trazer aos fios? A seguir, a Dra. Kédima lista alguns cuidados necessários:

Utilize protetores: “Assim como a pele, os fios também precisam de proteção solar, pois a radiação resseca, fragiliza e altera a cor das madeixas. Use produtos sem enxágue com filtros UV. Isso bloqueia a penetração dos raios nocivos no fio de cabelo. Existem no mercado várias marcas de Leave-ins com filtro UV, eles protegem os fios dos raios nocivos”, determina.

Adote barreiras contra a luz solar: “No horário entre 10 e 16 horas, procure abrigo longe do sol. Utilize o guarda-sol, chapéus de aba larga e lenços. A proteção física é sempre muito efetiva contra os danos solares. Mesmo em um ambiente urbano, não tenha vergonha de utilizar a sombrinha, que, além dos cabelos, protege também o rosto.”

Sempre retire o cloro e o sal: Quanto menos tempo ficarem no cabelo, menor será o dano. “Estas substâncias abrem as cutículas dos cabelos, deixando-os ainda mais sensíveis. Sempre que sair do mar ou piscina tome uma ducha de água doce”, ensina a dermatologista e tricologista.

Não penteie o cabelo molhado: “Os fios estão mais vulneráveis quando estão molhados, principalmente após o banho de mar ou piscina. Dessa forma, penteá-los pode provocar quebra dos fios.”

Faça Hidratação para recuperar os fios: “Para quem teve o cabelo danificado por exposição ao sol, uma dica é fazer hidratação semanal, seja em casa ou em salões e clínicas especializadas. Os ativos usados trazem de volta a hidratação e a maleabilidade do fio do cabelo”, finaliza.