Sucuri gigante é flagrada por grupo de turistas em rio de água transparente de MS

Segundo o responsável pelo flagrante, visitantes ficaram encantados com animal, que não se importou com a presença deles durante passeio em um rio de Jardim.

Uma sucuri gigante foi flagrada por um grupo de turistas que fazia flutuação em um rio de água cristalina em Jardim, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 238 quilômetros de Campo Grande.

O guia de turismo Luiz Eduardo Gonçalves fez a imagem de uma distância segura tanto para os 8 visitantes quanto para o animal (assista vídeo acima).

“Eu estava descendo o rio com alguns turistas e eu avistei ela do lado direito. Nesse momento eu alertei o grupo e paramos para observá-la”, explicou ao G1.

Segundo Gonçalves, a gravação foi feita com uma câmera específica para ser utilizada debaixo d’água. O registro aconteceu na última quinta-feira (15).

Uma especialista explicou o motivo do aumento dos flagras de sucuris na região nesta época do ano. Segundo Juliana Terra, doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), as cobras são mais vistas no inverno porque procuram o sol para se aquecer (leia detalhes mais abaixo).

Sucuri é flagrada por grupo de turistas, em rio de Jardim (MS) — Foto: Luiz Eduardo Gonçalves/Foto

Sucuri é flagrada por grupo de turistas, em rio de Jardim (MS) — Foto: Luiz Eduardo Gonçalves/Fotohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Ainda de acordo com o guia, os turistas ficaram encantados com a beleza do animal. Os visitantes acompanharam todo o trajeto que a sucuri fez na água, antes dela desaparecer totalmente.

Turistas encontram sucuri durante flutuação — Foto: Luiz Eduardo Gonçalves/Imagem

“Eu preparei o grupo em uma posição para que todos pudessem observá-la. Quando ela [sucuri] terminou de cruzar para o lado esquerdo, parou. Por isso que conseguimos vê-la bem. Ela só escondeu parte da cabeça, e foi por quase 5 minutos que ficamos a admirando.”

O guia comentou que a experiência foi muito tranquila.

“Ninguém ficou com medo. Não se criou pânico, mesmo porque eles já estavam preparados para esse possível encontro, que deu certo. Por isso, todos puderam aproveitar e curtir o momento”, disse o guia.

Gonçalves contou que as filmagens e fotos foram feitas com a câmera de um casal que estava entre os visitantes.

“Tivemos que montar um grupo, no WhatsApp para compartilhamos e eternizar esse momento incrível com todos que presenciaram esse espetáculo da natureza.”

Vídeos mostram flagrantes de sucuris

Há duas semanas uma outra sucuri, de aproximadamente 2,5 metros, foi flagrada tomando sol dentro do lago de um hotel no Pantanal.

O animal estava tranquilo e não se importou com a presença de pessoas que estavam em uma passarela aproveitando para registrar o momento, contou Victor Ramalho, autor do vídeo (assista abaixo).

Sucuri de 2,5m é flagrada ‘tomando sol’ em lago de hotel no Pantanal

Ramalho trabalha há 5 meses no porto do Hotel Passo do Lontra, em Miranda (MS). A página Pantanal Oficial postou as fotos da sucuri neste último sábado (17).

No dia 9 de julho, o produtor rural e pescador amador Roney Dronov se deparou com outra sucuri gigante tomando sol, dessa vez em uma árvore, no leito do Rio Dourados, também em Mato Grosso do Sul.

Dronov, de 35 anos, contou ao G1 que estava acompanhado do pai durante a pescaria, e para ele, a sensação de ver a sucuri gigante foi “única”.

Sucuri gigante é flagrada ‘posando’ para vídeo de pescador, em rio de MS

Aumento das sucuris no inverno

A doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) Juliana Terra explicou quais são os principais motivos que facilitam observar as grande cobras neste período do ano.

A especialista, que também coordena um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito, ressaltou que nesta época do ano é bastante comum que mais sucuris sejam vistas na região por causa do frio do inverno, quando as serpentes buscam manter-se aquecidas pela luz solar.

“Não é nada atípico desse ano. Pelo contrário, é bastante comum e tem alguns motivos para isso. O principal é a temperatura. Quando chega maio ou junho, quando vamos entrando em períodos e baixas temperaturas. Então é assim, sempre antes ou após uma frente fria, é comum que elas utilizem as horas do dia do sol para se aquecerem, já que a água nessa época fica muito fria, especialmente durante a noite. Então é comum que elas busquem sair da água, busquem as margens dos rios ou barrancos que sempre ficam próximos dos leitos. Ali elas buscam se aquecer sob o sol.”

Ela explicou que os animais são silenciosos.

“Não que nas outras épocas do ano elas não estejam ali. Qualquer época do ano elas estão neste local, só que a gente não consegue vê-las. São animais bastante quietos, não fazem barulho, elas são muito camufladas na água com sua coloração. Enfim, é muito difícil avistá-las”, disse.

Sucuri flagrada durante expedição de fotógrafos, em MS. — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura

Sucuri flagrada durante expedição de fotógrafos, em MS. — Foto: Daniel De Granville/Photo in Natura

A especialista explicou ainda que as sucuris são ectotérmicos, ou seja, animais que não produzem calor metabolicamente e, então, buscam o aquecimento fora da água, momento em que a maioria dos registros fotográficos são feitos.

Por Flávio Dias, G1MS — Campo Grande