Sinais de demência que muitas vezes são considerados ‘normais’ em idosos

Écrucial estar atento e bem informado, pois muitas vezes os sintomas iniciais da demência são confundidos com sinais “naturais” e “normais” do envelhecimento, alertam os especialistas no jornal Daily Record. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência, e são diagnosticados aproximadamente 100 mil novos casos por ano.

Em todo o mundo, esse número chega a 50 milhões de pessoas. Estimativas da Alzheimer’s Disease International indicam que esses números podem alcançar 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário demonstra que a demência representa uma crise global de saúde que precisa ser enfrentada.

Jennifer Hall, chefe dos serviços nacionais da Alzheimer Scotland, explica que embora a perda de memória seja um dos sintomas mais comuns e reconhecíveis da demência, não é o único.

A lista de sintomas inclui dificuldades na escolha das palavras, problemas de concentração, alterações sensoriais e mudanças comportamentais. É importante lembrar que essas alterações podem ter outras explicações, por isso vale sempre a pena entrar em contato com o médico e solicitar uma avaliação.

Para ajudar, a especialista enumera nove sinais de demência que muitas vezes são considerados “normais” em idosos:

Perda de memória que afeta o dia-a-dia;
Dificuldade em concluir tarefas que antes eram simples;
Problemas com a linguagem;
Desorientação em relação ao tempo e ao local;
Perda de iniciativa;
Mudanças na personalidade;
Perder objetos e não saber onde colocaram;
Alterações no humor e comportamento;
Problemas com o pensamento abstrato.