ROTA BIOCEANICA – CARMELO PERALTA A LOMA PLATA – DESAFIOS VENCIDO

– Ontem, sábado, 19, percorri mais uma vez a rota bioceanica para registrar o encontro das duas frentes de obras que aconteceu neste final de semana, não poderia deixa de registrar esse momentos quando no Km 140 se encontraram as frentes.


Mas antes disso é importante rememorar que o projeto começou a ser desenhada em 2015 e o inicio da execução da obra começou em outubro de 2018, mas com fortes precipitações atrasou o inicio da obra que oficialmente iniciou em janeiro de 2019.


O consorcio de empresas formadas pelas paraguaia O CHO A S/A e a brasileira QUEIRÓZ GALVÃO S/A, enfrentaram desafios da engenharia civil moderna jamais havia se deparado, com o solo chaquenô extremamente complexo no tocante a execução de terra planagem, enxarcados maior tempo, mas eles conseguiram implementar uma revolução na engenharia de executar pavimento, usaram o solo cal e solo cimento para dar consistência ao terro para asfaltar.
Passado três anos desde o inicio das obras, que para acelerar a execução se montaram duas frentes de obras, uma em Loma Plata e outro desde Carmelo.
Essa obra teve incentivo espetácular do atual Presidente da República do Paraguay, o jovem progressista Mário Abdo Benitez, o Marito, do Ministro de Obras Públicas – MOPC, o incansavel Arnoldo Wiens e do competente governador do Alto Paraguay Mino Adorno.


Eu fiz a minha parte de registrar em videos e fotos esse periodo todos da obra, o antes e depois, ontem fui registrar a ultima parte que esta em fase final d aobra, a previsão de inauguração de todo o trecho esta previto para dia 25 deste com a presença do Presidente Marito.
Os detalhes como sinalização vertical e horizontal estão em fase final.
Eu fiz a minha parte com dever cumprido para mostrar essa primeira parte da Rota BIoceanica que vai até Pozo Hondo, divisa com Argentina, mas é importante lembrar que o Alto Paraguai não possuia um palmo de asfalto e agora se pode sair de Carmelo a Assuncion, capital do país todos pavimentado.
Parabens ao pessoal do CCVB que são os novos herois do Chaco Boreal.