Restauro do Castelinho em Ponta Porã deve ser concluído em 1 ano

O restauro do Castelinho no município de Ponta Porã, começou nesta semana, mais precisamente nesta sexta-feira (11) e deve ser concluída em um ano.

O investimento total da obra é de R$ 3.663.757,63 e o restauro do patrimônio será realizado pelo Estúdio Sarasá. Construído na década de 20, o prédio já foi a sede do governo na fronteira e a expectativa é que seja transformado em um museu para contar a história da cidade e do Estado.

Conforme a arquiteta Claudia La Piccirelli, da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está sendo executada a limpeza geral, a limpeza criteriosa pela equipe de restauradores, os testes de argamassas e a execução dos tapumes, escoramentos e as instalações de depósitos de canteiro de obra.

Para o titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura. João César Mattogrosso, o investimento é um grande marco para a preservação da história sul-mato-grossense. “Com toda certeza é uma grande satisfação acompanhar todo o processo de revitalização desse patrimônio que também conta a nossa história, assim como outros que também serão revitalizados a partir dos recursos destinados pela gestão estadual”, disse.

A construção do Castelinho ocorreu de 1926 até 1930, próximo à antiga estação Noroeste do Brasil, em Ponta Porã. De 1943 a 1946 foi sede do governo do Território de Ponta Porã, e depois abrigou a cadeia pública e o quartel da Polícia Militar.

Já na década de 90 deixou de servir a segurança pública, com a transferência da corporação para outro prédio, perdendo assim sua função. Esta restauração proposta pelo Governo do Estado visa justamente dar um “novo caminho” para este local que faz parte da história.

Com assessoria

MEDINA AUTO POSTO na região da grande Vila Áurea *
Rua Ismal, nº. 997 – Vila Ferroviária I Ponta Porã, MS*