Quatro benefícios surpreendentes da batata-doce

Adicionalmente, este superalimento apresenta um baixo teor de gordura e é extremamente rico em antioxidantes, como  betacaroteno e antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento prematuro das células.

Ora, a batata-doce pode apresentar uma tonalidade branca, creme, alaranjada ou roxa. Sendo que a roxa tem maior quantidade de antocianinas e a laranja possui maior teor de betacarotenos, por exemplo. 

O delicioso e nutritivo tubérculo pode ser consumido cozido ou assado, pode ser usado como base para mousses ou como farinha para pão, bolos e bolachas. 

Eis, segundo o portal Tua Saúde, os principais benefícios da batata-doce para a saúde:

Previne o envelhecimento precoce

A batata-doce, sobretudo a de tom alaranjado, tem excelentes quantidades de betacarotenos, que são convertidos no corpo em vitamina A.

Mais ainda, por ser um vegetal rico em vitamina C, um potente antioxidante que protege as células do corpo contra inflamações e radicais livres. Como tal, o alimento deixa a pele mais firme e atenua as rugas.

Previne a diabetes

O tubérculo é rico em fibras, o que faz com que tenha um baixo índice glicémico. Ou seja, esta variedade de batata ajudar a reduzir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose na corrente sanguínea. Esta propriedade da batata-doce é fundamental para prevenir a diabetes. 

Ajuda a emagrecer

A batata-doce auxilia na perda de peso, pois é um alimento com elevado teor de fibras que prolonga o tempo de digestão e permanência da comida no estômago, aumentando assim a sensação de saciedade e a vontade de comer em excesso. 

Previne o desenvolvimento de doenças cardíacas

Rica em antocianinas, um tipo de antioxidante que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias, a batata-doce ajuda a diminuir os níveis de colesterol ‘mau’ LDL no sangue, prevenindo doenças como enfartes, AVC’s e aterosclerose.