Polícia Federal mira quadrilha de contrabando de cerveja em MS

A Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (4), a Operação Sabazius contra uma quadrilha que fazia o contrabando de cerveja e outras bebidas alcóolicas, com mandados sendo cumpridos em Campo Grande e em Ponta Porã. Não se sabe quantos mandados estão sendo cumpridos.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande que decretou a busca e apreensão de bens em seis endereços. Foi apurado durante as investigações que a quadrilha obtinha benefícios fiscais, com a entrada de bebidas alcóolicas, principalmente cervejas no território brasileiro.

Descobriu-se ainda que as bebidas eram exportadas ou pela mera simulação de operações de exportação de produtos que, no entanto, permanecem, de fato, no Brasil e são comercializados no mercado interno. Foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com o objetivo de “amparar” o transporte de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai.

No mês de dezembro de 2020, ocorreu a apreensão de um grande carregamento de cerveja, o qual deveria ser destinado à exportação, mas que estava sendo transportado pela rodovia BR-060, com destino a Campo Grande.

Nome da operação

O nome da Operação faz referência ao Deus da cevada e da cerveja, segundo a mitologia Grega.

Fonte: Portal do MS