PF vai à ‘caça’ de quadrilha especializada em contrabando no MS

Policiais federais e servidores da Receita Federal realizam na manhã desta quarta-feira (26/5) em Mato Grosso do Sul, a Operação Harpócrates II, com intenção de desmantelar quadrilha especializada no crime de contrabando de produtos eletrônicos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. 

São 15 mandados sendo cumpridos, um deles de prisão preventiva em Campo Grande. Outros 14 são de busca e apreensão e acontecem na Capital, onde concentram-se 13 deles, e Chapadão do Sul, cidade localizada ao Norte do Estado. 

Nesta manhã ocorre também o sequestro de bens dos investigados, somando dois imóveis, três veículos e valores existentes em contas bancárias de quatro suspeitos. 

Os trabalhos contam com a participação de 62 agentes e 10 servidores da Receita Federal.

Esquema

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início no final de novembro de 2019. Durante esse período, várias foram as apreensões de mercadorias contrabandeadas. 

Segundo o apurado, lojistas de Campo Grande se utilizam de doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadorias no Paraguai e depois promovem a entrada de produtos eletrônicos no Brasil sem o pagamento dos tributos. 

Para isso, são utilizadas empresas de fachada para expedir notas fiscais justificando a aquisição dos produtos e posteriormente colocados à venda.

Não foi divulgado o valor do prejuízo aos cofres públicos pelo não pagamento dos impostos. 

Harpócrates

O nome da operação refere-se à forma silente e recôndita de atuar da organização criminosa, bem como à investigação homônima deflagrada em dezembro de 2017, que teve como alvo parte da organização criminosa atualmente investigada.
 DOURADOS NEWS.