Perigos na gravidez: O que exatamente é espinha bífida?

Perigos na gravidez: O que exatamente é espinha bífida? 

A espinha bífida é um defeito do tubo neural que ocorre no início da gravidez. Acontece quando parte do tubo neural não se forma corretamente, deixando uma lacuna que pode causar problemas na medula espinhal e nas vértebras. Os sintomas da espinha bífida podem variar em gravidade e a experiência de uma pessoa pode ser muito diferente da experiência de outra.

Grávida ou pensa em ter um filho? Confira esta galeria para saber tudo sobre a espinha bífida.

Defeito do tubo neural –

A espinha bífida é um defeito de nascimento que afeta o tubo neural de um bebê (a estrutura que eventualmente se desenvolve na medula espinhal e no cérebro do bebê).

Bebê saudável –

Num bebê saudável, o tubo neural começa a se formar cedo durante a gravidez e fecha cerca de quatro semanas após a concepção.

Bebê com espinha bífida –

Num bebê com espinha bífida, parte do tubo neural não se desenvolve ou não fecha adequadamente, levando a defeitos na medula espinhal e vértebras.

Causa –

Não se sabe o que causa a espinha bífida, mas os baixos níveis de ácido fólico antes e durante os estágios iniciais da gravidez são conhecidos por ser um fator de risco.

Mielomeningocele –

Essa lacuna permite que a medula espinhal e as membranas ao seu redor empurrem a medula espinhal e formem uma pretuberância elevada nas costas do bebê.

Meningocele –

Outro tipo grave de espinha bífida é a meningocele, onde as membranas protetoras ao redor da medula espinhal empurram a coluna vertebral.

Meningocele –

Num bebê com meningocele, a medula espinhal geralmente se desenvolve normalmente. Isso significa que as membranas podem ser removidas muitas vezes sem danificar os nervos.

Espinha bífida oculta 

O último tipo de espinha bífida é a espinha bífida oculta. Este é o tipo mais comum e mais leve, e ocorre quando uma ou mais vértebras não se formam corretamente.

Espinha bífida oculta –

Na espinha bífida oculta, a abertura na coluna vertebral é muito pequena. Normalmente não causa problemas e a maioria das pessoas nem sabe que tem.

Sintomas –

A maioria dos bebês nascidos com espinha bífida podem passar por uma cirurgia para fechar a lacuna na coluna. No entanto, a essa altura, o sistema nervoso normalmente foi danificado.

Fraqueza ou paralisia das pernas –

Isso pode levar a problemas como fraqueza ou paralisia total das pernas, incontinência intestinal e incontinência urinária.