O que comer (e evitar) para acelerar o metabolismo

Há certos alimentos que parecem ajudar a acelerar a taxa metabólica do corpo e outros que parecem retardá-la. E, de fato, há muitas maneiras saborosas de dar ao seu metabolismo um impulso extra. Apesar de muitos dos alimentos suspeitos usuais aparecem na lista dos que atrapalham, há algumas surpresas também.

Quer saber o que comer e o que evitar para queimar algumas calorias extras?

Alimentos ricos em proteínas –

A proteína tem uma forte reputação entre os body builders e outras pessoas do mundo fitness, e por uma boa razão! Seu corpo usa mais energia para digerir alimentos ricos em proteínas, como ovos, carne, peixe e leguminosas do que para digerir carboidratos e gordura. As proteínas também podem te ajudar a se sentir mais satisfeito por mais tempo.

Alimentos ricos em selênio –

Estudos sugerem que os minerais selênio e ferro podem ter um efeito significativo no funcionamento da glândula tireoide, que regula seu metabolismo. Alimentos ricos em selênio, como castanhas-do-pará e sardinhas, podem ajudar a função da tireoide da melhor maneira possível.

Alimentos ricos em ferro –

Uma dieta muito baixa em selênio ou ferro pode impedir que a tireoide produza a quantidade certa de hormônios, o que pode retardar seu metabolismo. Incluir muitos alimentos ricos em ferro na sua dieta, como espinafre e brócolis, podem ajudar a tireoide.

Feijões e leguminosas –

Alimentos como lentilhas, grão-de-bico, feijão e ervilhas são uma potência para o metabolismo. Ricos em proteínas e ferro, eles também contêm fibras, que o corpo pode usar como prebiótico. Essas bactérias intestinais produzem ácidos graxos de cadeia curta, que podem ajudar o corpo a queimar gordura como energia e regular os níveis de açúcar.

Alga –

Algas marinhas são uma fonte potente de iodo, outro mineral que auxilia no bom funcionamento da glândula tireoide e na produção de hormônios da tireoide. Também são cheias de ferro e alguns tipos de algas contêm fucoxantina — um composto que pode promover a saúde metabólica segundo alguns estudos.

Cacau –

Embora não haja evidências concretas de que cacau e chocolate amargo possam aumentar nossa taxa metabólica, estudos em animais sugerem que eles podem acelerar a queima de gordura e melhorar a digestão. Eles são ricos em antioxidantes e o cacau cru é particularmente rico em proteína, ferro e fibras.

Gengibre –

O ardente gengibre, aparentemente, pode ajudar a acelerar o metabolismo. Estudos sugerem que beber gengibre em pó com água quente durante a refeição pode queimar mais calorias do que a água quente sozinha. A bebida quente também pode te ajudar a se sentir mais satisfeito e a diminuir os níveis de fome.

Café –

Boas notícias para os amantes de café: estudos mostram que a cafeína encontrada em sua xícara matinal pode aumentar a taxa metabólica. Mas não exagere ou você pode ficar nervoso. Alguns estudos sugerem que beber cerca de três xícaras de café por dia pode ajudar a queimar 100 calorias extras ao dia. Café também ajuda o corpo a usar gordura como energia e pode ter um impacto positivo no desempenho do treino.

Chá –

Não gosta de café? O chá é uma boa alternativa. Juntamente com a cafeína, as catequinas encontradas em certos tipos de chá podem ajudar a aumentar a taxa metabólica. Estudos sugerem que chá verde e chá oolong podem aumentar a capacidade de queima de gordura do corpo em até 17%. Beba!

Chá matcha –

Junto com chá oolong, o saudável chá verde matcha supostamente ajuda a aumentar a oxidação de gordura e a queimar calorias extras ao se exercitar.

Água –

Beber muita água é essencial para se manter hidratado e pode até aumentar temporariamente o metabolismo em até 30%. Os pesquisadores dizem que isso acontece porque o corpo gasta energia para levar a água à temperatura corporal, processo conhecido como “termogênese induzida pela água”.