O jogo virou: Brasil vira Paraguai dos paraguaios

Para entender o porque de o Brasil virar o “Paraguai dos Paraguaios“, precisamos entender sobre a desvalorização do real. De acordo com um relatório produzido pela Austin Rating, no fechamento de 2020, o real havia encerrado o ano na 6ª posição de moedas mais desvalorizadas.

No último relatório publicado, no dia 05/03/2021, de 120 moedas, o documento consta que o Real “subiu” para a 4ª posição como a moeda mais desvalorizada do mundo, ultrapassando o peso argentino.

Gráfico das moedas em desvalorização em março de 2021.
Fonte: BACEN – Elaboração: Austin Rating

Somente no período em que a pandemia atingiu o Brasil, no início de março/2020, a moeda brasileira registrou desvalorização de 21%.

Foz do Iguaçu: o Paraguai dos paraguaios

Aqui na cidade de Foz, alguns comerciantes sentiram a economia voltar a se movimentar graças aos “hermanos” que vem para Foz do Iguaçu fazer suas compras. Agora compensa mais a eles virem para cá, do que nós, brasileiros, irmos comprar no Paraguai. Ou seja, Foz do Iguaçu virou o Paraguai dos paraguaios.

“A maioria dos paraguaios vai para Foz para fazer mercado, levar seus animais no petshop, ir no salão de beleza, dentista, médico… No Paraguai não compensa comprar, os preços estão abusivos.” 

EVELIN FRETES, MORADORA DE CIUDAD DEL ESTE

Marlin Estigarribia é comerciante no centro de Ciudad Del Este, e diz que Foz do Iguaçu tem uma boa qualidade e segurança na área da saúde. E que em Foz, sempre procura passagens para conhecer as praias brasileiras, pois aqui as agências de turismo, na concepção dela, são acessíveis e amigáveis.

Paola Roman, empresária de CDE, afirma que vem a Foz do Iguaçu a procura de procedimentos da área estética brasileira. Ela também gosta da variedade de alimentos saudáveis.

Quem pode afirmar isso, é a Biomédica Esteta dra. Tassiane Ortega – profissional conceituada em Foz do Iguaçu, que afirma na prática que o número de pacientes paraguaios com a abertura da fronteira e a valorização da moeda guarani está alto e que a procura aumenta cada vez mais. 

Cotação de hoje

Segundo a Valor Cambio S.A – casa de câmbio localizada em Ciudad del Este, no Paraguai. G$ 1.000 está valendo R$0,87, enquanto que para comprar R$ 1,00 equivale G$ 1.120. Cotação realizada às 11h22min, no dia 24/03/2021.

100fronteiras.