GUIA LOPES DA LAGUNA Cidade decreta ‘lockdown’ e moradores só sairão de casa 2 vezes por semana

A prefeitura também aguarda o resulta de outros 10 testes da doença.

A partir desta sexta-feira, dia 08 de maio, os moradores de Guia Lopes da Laguna, cidade localizada na região Sudoeste do Estado, só poderão sair de casa duas vezes por semana. A medida radical é uma das alternativas estabelecidas no decreto de lockdown (bloqueio total de circulação nas ruas) publicado na noite de ontem (07) depois que 12 pessoas foram confirmadas com covid-19 na cidade. Cinco são funcionários do frigorífico de carne bovina Brasil Global que também já havia informado o seu fechamento por 15 dias.

A prefeitura também aguarda o resulta de outros 10 testes da doença. O decreto estabelece até quais dias as pessoas poderão ir as ruas de acordo com o mês de seu nascimento. Segundo o site Campo Grande News, os moradores só poderão sair se forem a um supermercado ou farmácia, por exemplo, e portando um documento com foto.

A entrada e saída da cidade só será permitida a viaturas policiais, ambulâncias e caminhões, dentre outros veículos de órgãos considerados essenciais. A circulação de ônibus, táxis, moto táxis e até o estacionamento de veículos particulares nas ruas também está proibida.

Ainda conforme o documento, só será permitido o funcionamento de estabelecimentos considerados essenciais como hospitais, agências bancárias, funerárias e de delivery (até às 20h). Em ambos os locais o uso de máscaras e outras medidas de prevenção ao vírus deve ser seguida à risca.  A fiscalização será feita pela Polícia Militar e o decreto vale da 00h desta quinta-feira (07) até o próximo dia 14 de maio.

Durante a divulgação do documento em live pelo Facebook nesta noite, o prefeito Jair Scapini (PSDB) também apresentou o novo secretário de saúde da cidade, Marcelo Gonçalves de Almeida. Marcelo assume a secretaria no lugar de Rakél Garcia Farias, que se afastou da secretaria, pois está grávida.

L//www.fatimanews.com.br/