Governos lançam propagandas impactantes e alertam para riscos de transmissão de Covid-19 nas festas de fim de ano

Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia divulgaram vídeos que retratam transmissão entre pessoas da mesma família quando uma delas não respeita o isolamento e as regras de cuidado pessoal.

Os governos do Ceará, do Rio Grande do Sul e da Bahia lançaram recentemente propagandas impactantes sobre o risco de transmissão da Covid-19 entre pessoas da mesma família quando o isolamento social e as medidas de cuidado não são respeitadas. Os vídeos também alertam para os perigos das festas e comemorações de fim de ano.

Ceará

Em 15 de dezembro, o governo do Ceará divulgou um vídeo intitulado “Se for celebrar, não aglomere”. Nele, uma jovem revela o seu amigo secreto e explica que o amigo não pôde participar da brincadeira neste ano porque ele morreu.

Emocionada, ela diz: “Só que hoje ele não está aqui, porque fui eu que contagiei ele. Desculpa, pai”, afirma, revelando quem era, afinal, o seu amigo secreto, que havia morrido de Covid-19.

Até a última atualização desta reportagem, a propaganda do governo cearense havia tido mais de 100,3 mil visualizações.

Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul também fez um alerta sobre o risco de os mais novos levarem o vírus para dentro de casa.https://800d2d1156ad9b7bb77ab6579e103c71.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

No vídeo “Basta um momento para acabar com todos os outros”, lançado neste sábado (19), um jovem chora a morte do pai por Covid-19, a quem havia infectado após ter iso a uma comemoração com os amigos.

Bahia

Nesta terça-feira (22), foi a vez de o governo da Bahia lançar uma campanha – o nome é “Só não diga que não sabia”.

No vídeo, uma jovem vai a uma festa de Ano-Novo com amigos – na qual teria “super pouca gente”. Ao voltar para casa, no entanto, ela infecta a mãe, que precisa ser internada.

Campanha contra Covid-19 na Bahia choca pela ‘sinceridade’

Festas de fim de ano

Diante do risco de contaminação pelo coronavírus e do agravamento da pandemia no Brasil, várias capitais, como Rio, São Paulo e Salvador, cancelaram as festa de fim de ano.

Diversos especialistas também alertam para o risco de pessoas que não moram na mesma casa se reunirem no Natal e no Reveillón.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha com regras para quem, mesmo diante dos riscos, for receber convidados em casa. O documento sugere fazer a confraternização em lugares abertos, ventilados, com distanciamento de dois metros entre os convidados, que devem estar de máscara o tempo todo.https://800d2d1156ad9b7bb77ab6579e103c71.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Ninguém deve compartilhar objetos, como talheres ou copos, e as bebidas devem vir em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas. O mesmo vale para a comida: nada de todos se servirem juntos em volta de uma mesa.

Por G1