Força Nacional reforça combate ao crime organizado na fronteira até julho

Efetivo segue para atuar em apoio às ações da Secretaria de Operações Integradas

Força Nacional também continua nos estados de Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Força Nacional também continua nos estados de Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Clique na imagem para ampliar

A permanência da Força Nacional para apoio no combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul foi prorrogada até 2 de julho de 2020. O efetivo é empregado desde julho do ano passado na região de fronteira com o Paraguai.

A Força Nacional deve atuar em reforço às ações da Secretaria de Operações Integradas do ministério da Justiça.

Publicada na edição desta quinta-feira (2) do DOU (Diário Oficial da União), a prorrogação é válida também para Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro.

A portaria determina apoio logístico da instituição estadual de Segurança Pública, que deverá dispor da infraestrutura necessária. O contingente a ser empregado obedece planejamento definido pelo ministério da Justiça.

Caso o Estado não peça nova prorrogação da permanência, a Força Nacional se retira imediatamente ao fim do prazo da parceria.

Segundo o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, batalhões e delegacias especializadas já reforçam as ações da Secretaria de Operações Integradas. “A Força Nacional é mais uma para somar”, disse.

Caarapó – Na última terça-feira (31 de dezembro), o ministério da Justiça também autorizou permanência da Força Nacional em Caarapó, distante 280 quilômetros de Campo Grande.

No município, a força de segurança deve atuar na prevenção de conflitos agrários por questões fundiárias, além de coibir o tráfico de drogas, armas e munições e o contrabando na faixa de fronteira.