Este (surpreendente) alimento é uma bomba contra o mau colesterol

Existem alimentos que reduzem o colesterol em excesso no organismo. Se, por um lado, as manteigas, salsichas, hambúrgueres, chocolate, gema de ovo, carne suína ou banha de porco contribuem para que os níveis aumentem, o consumo de feijão preto ajuda a manter o colesterol sob controle.

De acordo com especialistas ouvidos pelo pelo portal Eat This, Not That, as fibras solúveis contribuem para a redução do colesterol LDL (o ‘mau colesterol’). Além do feijão preto, encontram-se, por exemplo, na farinha e no farelo de aveia, na cevada, couve-de-bruxelas, sementes de linho, lentilhas, ervilhas e frutas como a maçã, a uva, a laranja, morango, banana e citrinos.

O hospital português CUF recomenda a ingestão diária de cinco a 10 gramas de fibras solúveis. “Comer uma papa de aveia e adicionar-lhe uma banana é um exemplo de um pequeno-almoço cheio de fibra.”

Mas, afinal, qual o seu papel? Tal como o nome indica, as fibras solúveis dissolvem-se na água e, à medida que se movem pelo trato gastrointestinal, formam uma substância gelatinosa. Estas fibras ligam-se à gordura e ao açúcar, sendo depois eliminadas pelas fezes. São ainda responsáveis pela sensação de saciedade.