Esta alteração na pele pode indicar que sofre de câncer de mama

Alguns dos principais sintomas incluem um caroço ou nódulo no peito ou axila, contudo os especialistas alertam para um sintoma preocupante que pode aparecer na pele.

O homem contou como havia experienciado um espessamento ou espécie de fibrose da pele sobre o lado esquerdo do seu peito e no braço esquerdo.

Os médicos examinaram o homem e descobriram que a pele do lado esquerdo do peito e do mamilo esquerdo era esclerótica. Fenômeno médico em que o tecido da pele endurece e aperta.

Mais ainda, os médicos encontraram múltiplos nódulos eritematosos no braço esquerdo e detectaram a presença de linfedema no braço esquerdo e linfadenopatia axilar no lado esquerdo. 

Notícias ao Minuto
© The New England Journal of Medicine/DR

Nódulos eritematosos remetem para uma condição inflamatória e podem ser um sinal de câncer; e linfedema consiste no acúmulo de líquido em tecidos moles do corpo quando o sistema linfático está danificado ou bloqueado.

Linfadenopatia axilar refere-se a uma mudança nos gânglios linfáticos na axila.

Os especialistas fizeram uma biópsia de pele que mostrou a presença de um carcinoma metastático – um indicador significativamente sugestivo de um câncer de mama primário.

O câncer de mama primário ocorre quando o tumor ainda não se espalhou além do peito ou dos gânglios linfáticos (glândulas) sob o braço.

“O câncer de mama começa quando as células da mama começam a se dividir e crescer de forma anormal”, escreveram os médicos. 

“O câncer de mama não é uma única doença e existem vários tipos”. 

Os médicos atribuíram as questões de pele a um carcinoma ‘en cuirasse’, uma forma rara de metástase cutânea de tumor mamário que resulta numa fibrose extensa da pele e dos tecidos subcutâneos da parede torácica.

Os especialistas mencionaram: “o nome deriva da semelhança da condição com uma couraça de armadura”. 

Posteriormente, o paciente foi encaminhado para a especialização de oncologia, tendo sido submetido a quimioterapia paliativa.

Carcinoma ‘en cuirasse’ (Cec), também é conhecido como carcinoma de ‘Scirrhous’.

É uma forma rara de metástase cutânea de câncer de mama e, devido à raridade dos casos, os dados sobre este tipo de tumor ainda são limitados.

Tal pode torná-lo difícil de diagnosticar, pois muitas vezes pode ser confundido com outras condições da pele.