Escorpiões já fizeram nove vítimas em pouco mais de um mês em Dourados

O acúmulo de chuvas neste início do ano tem aumentado também os acidentes envolvendo escorpiões. Em Dourados, durante o mês de janeiro de 2020, já foram registrados nove casos de picadas, conforme informações de Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde. 

O número de acidentes com escorpiões tem crescido nos últimos anos, como explica Marques. O diretor pontua que a falta de cuidados domésticos adicionado a situação climática são fatores que favorecem a proliferação do animal.  

“O clima neste momento está propício. Quente, úmido e chuvoso. É o período de proliferação do animal, por isso ele tende a sair para procurar alimento, melhorar a questão energética para procriação”, disse o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde ao Dourados News

Dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) indicam que, dos 3.748 casos de acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso do Sul, 2.308 foram registrados com escorpiões. 

PREVENÇÃO E MANEJO

Com o objetivo de dar subsídios aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias na atuação de prevenção, capacitação e manejo em caso de acidentes com escorpiões, o Departamento de Vigilância em Saúde em Dourados está realizando um curso especializado. 

O encontro está em andamento durante a tarde desta terça-feira (11) no anfiteatro do bloco 10 da Unigran.  

Cerca de 170 servidores já passaram pela capacitação na segunda-feira e 180 assistem as mesmas palestras hoje (11). “A temática que vamos tratar vai ser específica sobre o escorpião por conta do momento que estamos vivendo, com o clima. Em comparação com outros anos a gente percebe que vem aumentando”, pontua o diretor. 

Edvan explicou também ao Dourados News que curso de capacitação é dividido em três partes, sendo a introdução voltada a apresentar os números de acidentes em 2019 e os dados referentes ao início de 2020 em Dourados.

Além disso, os servidores são instruídos sobre os detalhes científicos do escorpião, como por exemplo a forma que o animal vive, qual o período de reprodução, bem como a maneira correta e segura de proceder tanto em casos de remoção do animal quando em ocorrências de acidentes envolvendo este animal peçonhento.