Dólar fecha em queda após eleições no Congresso Nacional

O dólar fechou em queda nesta terça-feira (2), ampliando as perdas registradas no dia anterior depois que Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceram as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente, elevando as perspectivas de retomada da agenda de reformas do governo de Jair Bolsonaro.

A moeda norte-americana recuou 1,73%, vendida a R$ 5,3543. Na segunda-feira, a moeda recuou 0,40%, a R$ 5,4488. Na parcial da semana, o dólar tem queda de 2,12%. No ano, acumula alta de 3,22% no ano.

Na Câmara dos Deputados, Lira, candidato apoiado pelo governo, foi eleito com larga vantagem em primeiro turno, dando fôlego ao governo para tocar sua pauta prioritária e ainda alguma garantia diante dos cerca de 60 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Ao assumir, ele defendeu uma pauta emergencial, atenção à responsabilidade fiscal e à questão social.

Ao prometer união, Lira agradeceu seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), mas em seguida destituiu o bloco que havia dado sustentação ao emedebista, alegando que seu registro ocorreu após o prazo limite predeterminado, atitude que pegou de surpresa boa parte do plenário e pode acirrar os ânimos na Casa.