Como saber a diferença entre a ansiedade normal e o transtorno de ansiedade

Se você costuma se sentir ansioso antes de fazer uma apresentação ou exame, provavelmente é completamente normal. Na verdade, existem todos os tipos de situações na vida que desencadeiam uma reação ansiosa saudável. No entanto, se você se sente constantemente preocupado com situações que dificilmente surgirão e está aflito a ponto de interferir em sua vida, você pode ter um problema de transtorno de ansiedade.

Embora possa ser difícil dizer a diferença entre a ansiedade normal e um transtorno de ansiedade real, há certos sinais a serem observados. 

O que é a ansiedade –

Quando se trata de ansiedade, sentir um pouco dela é completamente normal. Na verdade, a ansiedade é uma resposta muito natural a muitas situações diferentes em que podemos nos encontrar.

Uma reação natural – Por exemplo, a ansiedade é uma das maneiras pelas quais nosso corpo nos alerta sobre o perigo e nos alerta para revidar ou sair de uma situação perigosa.

Quando a ansiedade pode ser útil –

Uma quantidade saudável de ansiedade pode até ser útil em certas situações. Pode servir de motivação para se preparar adequadamente para um exame, por exemplo.

Transtornos de ansiedade –

No entanto, quando a ansiedade se torna incontrolável ou atrapalha a realização das coisas, talvez seja hora de considerar se um transtorno de ansiedade está em jogo.

Transtorno de Ansiedade Geral (TAG) –

Existem vários transtornos de ansiedade diferentes. O transtorno de ansiedade geral (TAG) se parece muito com a ansiedade normal no início, mas é caracterizado por uma preocupação constante e paralisante.

Transtorno do pânico – O transtorno do pânico ocorre quando alguém experimenta ataques de pânico recorrentes e inesperados, muitas vezes sem haver uma causa óbvia.

Transtorno de ansiedade social –

O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, ocorre quando alguém sente ansiedade e/ou medo especificamente em ambientes sociais.

Transtorno de ansiedade de separação –

O transtorno de ansiedade de separação ocorre quando uma criança é separada de seus pais ou responsáveis. É uma fase perfeitamente normal do desenvolvimento de uma criança.

Agorafobia – Finalmente, a agorafobia é um transtorno de ansiedade que faz com que as pessoas evitem lugares e situações que possam fazer com que se sintam presas, desamparadas ou em pânico (entre outras emoções).

Dura mais tempo – Os transtornos de ansiedade também são caracterizados por uma ansiedade que dura muito tempo, às vezes mesmo depois de a situação ou problema original que a desencadeou ser resolvido.