Cães podem ser treinados para detectar a Covid através do suor

Um novo estudo sugere que os cães são capazes de sentir o cheiro do SARS-CoV-2 no suor humano.

O estudo publicado nesta quinta-feira no PLOS One e realizado na França e no Líbano, treinou com sucesso seis ‘cães de detecção’ para sentiremo cheiro de pacientes que adoeceram com o novo coronavírus.

Em menos de um dia, muitos desses caninos já haviam memorizado o odor. Dentro de semanas, os cães foram treinados para marcar corretamenteas amostras de suorprovenientes de pacientes com Covid-19 sintomáticos.

No teste final, os cães tiveram uma taxa de sucesso entre 76% a 100%. A pesquisa é limitada e os resultados preliminares, mas as evidências sugerem que os cães treinados podem ser uma forma rápida, confiável e barata de rastrear casos.

Se estudos futurosconfirmarem que o olfato de um cão é sensível o suficiente para identificar infecções por Covid-19, as autoridades nacionais podem considerar o seu uso para fazer uma pré-triagem do vírus ou realizar uma verificação rápida entre grandes grupos de pessoas.

Este não é o primeiro estudo acerca do assunto. Muitos países já estão treindo cães para fazer exatamenteo mesmo, incluindo o Chile, Argentina, Brasil, Austrália e Bélgica. Um teste piloto na Finlândia mostrou que cães no aeroporto de Helsinqueconseguiramdetectar a doençaquase 100 por cento das vezes.