Após recorde na fila por leitos de UTIs Covid, prefeitura prepara plano de urgência

A Prefeitura de Dourados está preparando um plano estratégico de urgência para tentar resolver a fila por UTIs Covid na rede do SUS (Sistema Único de Saúde), que ontem (21) bateu recorde na cidade, com 50 pessoas aguardando por um leito.

A informação foi confirmada na manhã desse sábado (22) ao Dourados News pela assessoria de comunicação da administração municipal, que disse não poder dar muitos detalhes sobre como serão as ações. 

No entanto, assessoria garantiu que esse plano de urgência, focado em um primeiro momento para tentar resolver a questão da fila especificamente, está passando por ajustes e deve ser divulgado oficialmente entre segunda e terça-feira.

Ao longo da semana, foram ao menos dois recordes na lista de espera.

No domingo (16) o município atingiu pela primeira vez um número acima de 30, com 35 pacientes. Depois, foram quatro dias consecutivos com registro novamente acima dos 30. E na quinta-feira (20), um novo recorde, com total de 39 pessoas aguardando na fila.

Ontem (21), no entanto, esse número foi superado, com 50 pacientes na espera por vagas. Neste sábado (22), Dourados completou dois meses com 100% de taxa de ocupação diária dos leitos de UTI Covid. E o cenário na rede particular, também não é confortável na oferta de vagas.

Novos 10 leitos no Hospital da Vida e 30 no HU-UFGD ainda não foram ativados

Conforme publicou o Dourados News na última segunda-feira (17), apesar do município ter ‘leitos prometidos’ para ativação, ainda não há uma previsão de data para que de fato todas essas vagas entrem em funcionamento e recebam pacientes da Covid-19 (confira aqui).

No dia 10 de abril, conforme anunciado pelo prefeito Alan Guedes (PP), uma parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada possibilitou a implantação de mais 10 leitos de UTI Covid no Hospital da Vida.

O investimento deixaria a unidade hospitalar que é referência no atendimento enfrentamento à pandemia com um total de 20 leitos UTI Covid e 20 leitos de UTI clínicos.

Em 20 de abril, foi anunciado que quatro desses quatro leitos já estavam em fase de finalização de estrutura para de fato receber pacientes.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, todos esses leitos “serão ativados”, mas não foi informada uma estimativa de prazo ou de como está o andamento da implantação estrutural dessas vagas.

Com relação aos leitos no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), no dia 13 deste mês, foi assinado um Termo de Cooperação entre a Prefeitura, a UFGD e o Governo do Estado para a abertura de 10 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria exclusivamente para o atendimento a pacientes da Covid-19.

Os leitos serão estruturados no espaço da UMC (Unidade da Mulher e da Criança), que fica em anexo ao prédio principal do HU, mas não há data estipulada para a ativação de fato das vagas.

O atendimento em UTI é fundamental para que muitos pacientes tenham a chance de sobrevivência. Isso porque, na forma grave da Síndrome Respiratória Aguda Grave – doença causada pelo coronavírus – essas instalações hospitalares de alta complexidade são essenciais pela necessidade do uso de respiradores, por exemplo. DOURADOS NEWS