Alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Alguns tipos de comidas preservam melhor seus nutrientes, texturas e sabores originais em temperatura ambiente

Muita gente coloca a maioria dos alimentos na geladeira com medo de que se estraguem. Mas sabia que muitas dessas comidas não necessitam de refrigeração ou até mesmo podem perder nutrientes, textura original e sabor em baixas temperaturas?

Curioso? O site Sweet and Savory divulgou uma lista curiosa de alimentos que não precisam ser guardados na geladeira. Veja na galeria a seguir!

Mel – O mel costuma congelar ou se cristalizar em baixas temperaturas. A durabilidade do doce e de seus nutrientes é maior fora da geladeira, mas não deve ser exposto ao sol.

Batatas – As temperaturas frias transformam o amido da batata em açúcar, dando origem a um sabor muito doce e uma textura mais áspera. Mantenha as batatas em um saco de papel no interior de uma despensa escura e fresca.

Cebolas – As cebolas inteiras precisam da circulação de ar para permanecerem frescas. A dica é colocá-las no interior de um saco de papel com buracos na despensa. No entanto, as cebolas devem ficar longe das batatas, uma vez que estas podem estragá-las devido ao gás que soltam e à umidade.

Tomates  – Se quiser desfrutar de tomates firmes, frescos e suculentos, opte por deixá-los em temperatura ambiente e sem exposição ao sol. Na geladeira, o tomate adquire textura mais mole e menos saborosa.

Pão fatiado – Embora a geladeira evite por mais tempo o bolor aparecer, as temperaturas frias acabam por secar o pão. Opte por armazená-lo no congelador. No entanto, se for comer o pão em poucos dias, mantenha-o bem guardado em temperatura ambiente.

Maçãs  – Uma maçã pode ser deliciosa e refrescante, no entanto, a fruta pode perder sua frescura e sabor natural quando guardada na geladeira.

Melões inteiros – Colocar um melão inteiro na geladeira poderá fazer com que metade dos antioxidantes presentes na fruta se percam.

O manjericão ganha cor preta rapidamente quando é refrigerado. A dica é cuidar deste tempero como se fosse uma plantinha. Mantenha-o no balcão, com as hastes submersas em um recipiente com água.

Bananas 

Quando colocadas na geladeira, as bananas não amadurecem bem. A casca e partes da fruta acabam escurecendo mais rapidamente no frio. Melhor mesmo é deixar a banana em temperatura ambiente.