45 municípios de MS estão vermelhos em mapa da Covid

Mais de 50% dos municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação de alto risco de transmissão do coronavírus (Covid-19), representado pela cor vermelha.

Com 131 óbitos pela doença e quase 1.192 casos ativos atualmente, Dourados segue nesta situação desde o início do mês de novembro.

As informações constam na atualização do relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). O Governo do Estado antecipou a divulgação dos dados nesta semana e mudou a periodicidade para semanal e não quinzenal como definido na metodologia do programa inicialmente.

Os dados mostram que em uma semana a quantidade de municípios que fazem parte da faixa vermelha passou de 26 para 45.

Com isso, o Estado passa a ter quatro municípios em risco de transmissão de Covid tolerável (bandeira amarela); 27 cidades no grau médio (bandeira laranja); 45 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e três na faixa de risco extrema (bandeira cinza): Amambai, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

A piora dos indicadores tem sido motivo de grande preocupação do governo estadual, conforme explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

“Tivemos uma grande regressão no grau de risco em virtude dos indicadores mais preocupantes neste momento que são: o aumento dos casos, de óbitos e redução de leitos disponíveis. Isso exige do governo um esforço muito grande para ampliação e nos causa muita preocupação”, disse Riedel.

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Foto Destaque: Divulgação

Fonte: Dourados News