Viu essa? De ‘R’ puxado a ‘chiado de S’, site choca ao mostrar diferentes sotaques de moradores em MS

Mato Grosso do Sul é um estado rico em cultura e dividido entre 79 municípios. Apesar de todos compartilharem a essência regional, muitos se destacam por possuírem características próprias herdadas dos acontecimentos históricos, até mesmo da população que se desenvolveu e, claro, a maneira dela se expressar.

Nesta quinta-feira (10), o MidiaMAIS descobriu um site que mostra diferentes sotaques ao redor do mundo. Nessa lista, nove cidades sul-mato-grossenses estão inclusas e chocam pelos diferentes sotaques encontrados numa mesma região.

O site se chama Localingua e está disponível gratuitamente para consulta. Nele, os municípios de MS que aparecem são: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Jardim e, por fim, Campo Grande.

Enquanto, na Capital, os moradores se comunicam com o som de ‘R’ extremamente puxado, em Corumbá acontece o oposto. Lá na região pantaneira, tem de tudo: mistura gaúcha, paraibana e até ‘chiado de S’.

Viu essa? Site choca ao revelar diferentes sotaques entre cidades de MS from Jornal Midiamax on Vimeo.

Isso não é por acaso, afinal Mato Grosso do Sul tem uma bagagem cultural muito ampla. No caso de Corumbá, onde a presença do sotaque é muito característica, o livro ‘Aspectos da pronúncia do /S/ em Corumbá-MS: uma abordagem sociolinguística’, de Rosangela Villa Da Silva, explica o motivo.

A pronúncia do ‘S’ em Corumbá

Segundo as informações do livro, esse som chegou ao Brasil por causa da Família Real Portuguesa que acabou se difundindo pelo litoral, como Bahia e Rio de Janeiro. O sotaque veio para Corumbá, então, por causa do movimento das Bandeiras, já que Corumbá estava na rota de expansão.

Depois, a pronúncia se ampliou com a chegada de muitos militares oriundos do Rio de Janeiro, a partir da instalação do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Ladário, e do 17º Batalhão de Fronteira do Exército brasileiro e da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá. Nesse cenário, ainda hoje predomina a pronúncia chiada do ‘S’ em Corumbá, Ladário e fazendas do Pantanal.

Vale ressaltar que, além do sotaque, cada cidade também seu próprio linguajar e expressões típicas da respectiva população. Ficou curioso(a) de como é o sotaque na cidade vizinha? Acesse então esse link para descobrir mais sobre a vasta cultura sul-mato-grossense. MIDIAMAX