URGENTE: Temporal deixa mortos e pelo menos 10

URGENTE: Temporal deixa mortos e pelo menos 10 desaparecidos no RS
Um temporal seguido de fortes ventos atingiu a cidade de São Francisco de Paula no início da manhã deste domingo. A passagem do que foi chamado de tornado deixou cinco bairros destruídos.

Os bairros São Miguel, Santa Tereza e Vila Gaúcha são os mais atingidos. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de São Francisco trabalham no socorro das pessoas que ainda enfrentam problemas das fortes chuvas.

As principais via de acessoa São Francisco de Paula estão bloqueadas com árvores na pista. Muitos locais da cidade estão sem luz devido ao temporal.

De acordo com o produtor de batatas, Alcino Delebone, pelo menos dois pavilhões dos três que empresa usa para estocar o alimento, foram destelhadas. “Foi coisa muito feia. Meu filho está lá fazendo o levantamento do que houve, e eu estou tentando chegar na cidade, mas tá tudo bloqueado”, conta.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros de São Francisco de Paula. Valda Soprano, bombeira e secretária voluntária da corporação disse que são muitos os chamados. “Perdi a conta de quantas vezes o telefone tocou. Estamos recebendo reforço de Gramado e Canela, revela.

Bombeiros da cidade Rolante também estão se deslocando para o local do temporal para auxiliar no socorro dos desabrigados e recuperação das casas e limpeza dos locais onde tiverem quedas de árvores e postes.

O forte temporal, matou pelo menos duas pessoas — uma criança e um adulto —, outras 10 estão desaparecidas e há dezenas de feridos. A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal e pelo prefeito Marcos Aguzzoli em entrevista à Rádio Gaúcha:

Os bombeiros solicitam o apoio da Comunidade e Empresários, para Doações de Lonas, Telhas, Alimentos, Água, Produtos de limpeza, Higiene pessoal e Roupas. As Doações podem ser entregues na nossa Corporação, ao lado do parque da Oktoberfest.

O município vai decretar estado de calamidade pública após tempestade.

Pelo Twitter, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis afirmou que vai comunicar o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzoli, sobre o repasse de R$ 175 mil para a área de saúde do município. A ordem, conforme o secretário, é do governador José Ivo Sartori.

*Com informações do LEOUVE.COM.BR, Correio do Povo, Corpo de Bombeiros e Rádio Gaúcha.

In Foco RS *Em breve mais informações

PUBLICIDADE.

=================================