Spotify investiga suposta manipulação com música de Anitta

Suspeita-se que a equipe da artista tenha recorrido aos fãs e a ‘bots’ para manipular o algoritmo do serviço de streaming e inflacionar o tema ‘Envolver’

Segundo a Rolling Stone, acredita-se que os fãs da artista tenham usado ‘bots’ e redes virtuais privadas (VPNs) para inflacionar os números de ‘streams’ desta música. Além de colocar a canção de Anitta no número um do ‘ranking’ global, este método também teria impacto nos ganhos sob forma de pagamento de ‘royalties’ pagos pelo Spotify à artista.

As suspeitas começaram ser compartilhadas pelo site Rest of World, que identificou mais de cem ‘playlists’ com nomes relacionados à música ‘Envolver’ de forma a aumentar a popularidade de Anitta. “Fãs da Anitta e especialistas da indústria da música disseram ao Rest of World que parte do sucesso de Envolver pode ser atribuído a fãs que manipularam os algoritmos da plataforma de maneiras que potencialmente quebram os termos e condições do Spotify. Pelo menos parte desse comportamento foi incentivado pela própria equipe de Anitta”, pode ler-se no site.

Em reação, a equipa de comunicação de Anitta defendeu os números alcançados pelo mais recente tema da artista.

“Muito se fala sobre ‘Envolver’ e o seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar à primeira posição de forma solo é brasileira e chama-se Anitta”, afirmou o principal assessor de Anitta, Paulo Pimenta, acrescentando que a artista “tem mais ouvintes mensais nos EUA do que grandes cantoras americanas”.

“Ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas”, declarou Pimenta.