Sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde saem do ar; veja o que se sabe até agora

Aplicativo e site do ConecteSUS – que mostram comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers. Veja como provar que recebeu a vacina e tire outras dúvidas.
Por g1

site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso.

1) Quais páginas foram invadidas?

O site do Ministério da Saúde, o site do ConecteSUS e o aplicativo do ConecteSUS. Esses dois últimos mostram os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.

Segundo o ministério, foram comprometidos os seguintes sistemas:

  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

2) Quais dados desapareceram?

Os dados de vacinação contra a Covid-19 sumiram.

Segundo o Ministério da Saúde, funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis no momento.

O aplicativo do ConecteSUS mostra, além da vacinação contra a Covid, outras informações, como agendamento de consultas, exames e retirada de medicamentos. Até onde se sabe, o acesso a esses dados continua normal.https://ea6ecc25b899fa934cd7a6b49d7fab0d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

3) Quem atacou os sites?

O “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. (Veja nas imagens abaixo). Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas seguem fora do ar.

Em Belo Horizonte nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou o incidente de “atitude criminosa”.

“Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido“, afirmou.

4) Como vou comprovar a vacinação contra a Covid-19 sem o ConecteSUS?

Você pode levar o seu comprovante de vacinação físico para provar que recebeu a vacina. É aquele papel que você recebeu ao se vacinar. Lembre de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única.

Alguns estados e municípios também têm os dados de vacinação em sites locais. Consulte para saber o que está disponível onde você mora; veja alguns exemplos abaixo:

5. Quando o ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde vão voltar a funcionar?

Ainda não se sabe. O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso e que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

6. Os dados de vacinação serão recuperados?

Também não se sabe. Ao assumir a autoria do ataque, o grupo “Lapsus$ Group” escreveu “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

O Ministério da Saúde informou que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

7. Outras páginas de vacinação saíram do ar?

g1 apurou que o site da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza que informa as datas de agendamento e os dados de vacinação contra a Covid-19 também está fora do ar. Não se sabe se a falha tem relação com as páginas do Ministério da Saúde.

A plataforma do estado do Ceará, por outro lado, está funcionando normalmente.

No Tocantins, o problema nas páginas nacionais deixou os sistemas de notificação de casos de Covid indisponíveis. Por isso, não há previsão de divulgação do boletim epidemiológico desta sexta (10).

No Paráo aplicativo que emite o passaporte da vacina está fora do ar.

No Acreo problema afetou a aplicação de segundas doses e doses de reforço em Rio Branco: como o estado não tem um sistema próprio com dados de vacinação, quem perdeu a carteira física não vai poder receber essas doses nesta sexta-feira (10).