Reuniões continuam e ‘nada está descartado’ para frear o coronavírus em Dourados

As reuniões entre o poder público e representantes de vários setores da sociedade para medidas enérgicas na tentativa de frear a pandemia do coronavírus continuam em Dourados nesta quinta-feira (27/5). 

A cidade é a única do Estado classificada como ‘bandeira cinza’, que significa grau extremo de contágio à doença. 

Conforme apurado pelo Dourados News com pessoas que participaram dos encontros de ontem (26/5), ainda não foi ‘batido o martelo’ sobre como seria o novo decreto com ações mais restritivas. “Nada está descartado ainda”, disse um deles ao ser questionado sobre a possibilidade do fechamento temporário de alguns segmentos. 

Atualmente, documento em vigência até o próximo sábado (29/5) mantém atividades autorizadas anteriormente funcionando, com toque de recolher entre 20h e 5h. 

Nesta manhã, o prefeito Alan Guedes (PP) se reúne novamente com a equipe técnica para tratar o assunto. Ontem, o município bateu recorde de pessoas na fila de espera por uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com 55 pacientes. 

Pandemia

A cidade, polo de uma região com mais de 30 municípios, vive a mais forte onda da doença desde o início da pandemia. 

No ano passado, Dourados chegou a ser classificado como ‘epicentro’ dos casos de coronavírus no Mato Grosso do Sul, porém, não havia o ‘estrangulamento’ no sistema de saúde pública existente atualmente. 

Conforme o boletim divulgado pela prefeitura no final da tarde de quarta-feira (26/5), das pessoas aguardam por vagas de UTI’s nos hospitais, 24 são moradores locais e 31 vivem em outras cidades. 

Bandeira cinza

Diante do quadro alarmante de casos e internações, na terça-feira (25/5) o município foi classificado com ‘bandeira cinza’ pelo Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitoramento durante a pandemia, indicando grau extremo de risco de contágio do coronavírus. 

Nesse mesmo dia, a administração municipal ampliou o horário do toque de recolher para iniciar às 20h – antes era 21h -, seguindo até 5h do dia seguinte, com prazo de vigência se encerrando em 29 de maio e mantendo as atividades já estabelecidas nas determinações anteriores. 

Na manhã de ontem, o prefeito Alan Guedes se reuniu com o secretariado para debater as medidas cabíveis diante dos números alarmantes. Mais tarde, representantes de vários setores se reuniram a portas fechadas até o meio da noite. 

Até o momento, 31.012 douradenses testaram positivo à doença. 

Conforme o boletim epidemiológico mais recente, publicado na tarde de quarta, 28.283 são considerados recuperados.

Outros 2.122 encontram-se com o vírus e em isolamento domiciliar. Já 166 estão internados entre enfermarias (87) e UTI’s (79), em hospitais públicos e privados.
 DOURADOS NEWS