Quem é Rosângela Silva, a Janja, socióloga e noiva de Lula; casamento é nesta quarta-feira

Rosângela Silva trabalhou com desenvolvimento sustentável na Itaipu e chegou a assistente da direção da companhia. Também tem como pautas o direito dos animais e a maior participação de mulheres na política.

Três anos após o anúncio, o casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela Silva deve ocorrer na noite desta quarta-feira (18) em São Paulo. Horas antes da cerimônia, Janja, como é conhecida, disse que “hoje é dia de celebrar o nosso amor”.

Natural de União da Vitória, cidade a 243 km da capital paranaense e localizada na divisa com Santa Catarina, Janja se mudou para Curitiba ainda na infância. Em 1990, ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná, conforme consta em seu perfil em uma rede social, e se especializou em História na mesma instituição.

Filiada ao PT desde 17 anos, a socióloga fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005 – à época, não havia concurso, e ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista. Na hidrelétrica, atuou como assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável.

Entre 2012 e 2016, ela atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Em 2016, voltou à Itaipu. Deixou oficialmente a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.

Janja, ao lado de Lula, quando o ex-presidente foi libertado da prisão em Curitiba, em novembro de 2019  — Foto: RODOLFO BUHRER / Reuters

Janja, ao lado de Lula, quando o ex-presidente foi libertado da prisão em Curitiba, em novembro de 2019 — Foto: RODOLFO BUHRER / Reuters

Entre suas pautas estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, ela postou:

“Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos”.

Janja posa ao lado de Lula, durante agenda, e com sua cachorrinha — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Janja posa ao lado de Lula, durante agenda, e com sua cachorrinha — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Janja se apresenta nas redes sociais como “petista de carteirinha” e tem participado ativamente da pré-campanha do ex-presidente. Foi ela, por exemplo, que apresentou, no lançamento oficial da pré-candidatura, o conhecido jingle “Lula lá”, em nova versão cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Martinho da Vila, Lenine, Maria Rita, Paulo Miklos e Zelia Duncan.

Encontro em Curitiba

Janja e Lula se conheceram em Curitiba, onde ela participava de vigílias enquanto o ex-presidente esteve preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná na Operação Lava Jato. Janja escrevia cartas e visitava o petista.

Janja, em manifestação na época em que Lula estava preso — Foto: Reprodução/Redes sociais

Janja, em manifestação na época em que Lula estava preso — Foto: Reprodução/Redes sociais

O casal vive junto desde que o petista foi solto, em novembro de 2019, após ser detido pelo ex-juiz Sérgio Moro, que era responsável pelos processos da operação Lava-Jato em Curitiba, no Paraná.

Lula já foi casado duas vezes: com Maria de Loudes, morta em 1971, e Marisa Letícia, falecida em 2017.

Por g1