Qualquer um que ganhar eleição estará sob suspeita

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quarta-feira (5) que a eleição desse ano será contestada independente de quem seja o vencedor. O deputado federal disse que “outro lado vai arguir a suspeição” de qualquer um que ganhar.

Defensor do voto impresso, que foi derrubado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o candidato ao Palácio do Planalto foi instado a dizer o que fará se não ficar em primeiro no pleito, já que tem questionado a confiabilidade das urnas eletrônicas.

“Qualquer um que ganhar, vai estar sob suspeita essas eleições, com toda certeza”, disse o presidenciável, sendo questionado em seguida se essa afirmativa também o incluía. “Qualquer um que ganhar, o outro lado vai arguir a suspeição”, insistiu.

Em seguida, Bolsonaro fez críticas ao PT, que, segundo ele, descobriu que a chave do sucesso é a urna eletrônica –que estreou nas eleições municipais de 1996. “Por que nenhum país do mundo adota esse modelo, só o Brasil? Por que o Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos não adotam?”, questionou. No ato, Bolsonaro chegou a chutar um Pixuleco, boneco que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.