Ponta Porã decreta fechamento do comércio e bancos por 15 dias

Por Adriano Fernandes e Helio de Freitas |

Movimento no comércio em Ponta Porã. (Foto: Capitan Bado)
O prefeito de Ponta Porã, Helio Peluffo Filho, determinou na tarde desta sexta-feira (20) o fechamento de todo o comércio, restaurantes e agencias bancárias por 15 dias na cidade, devido ao risco de contaminação do coronavírus. O município, até então não tinha imposto medidas efetivas de combate a proliferação da doença.

Semelhante ao que foi instruído no decreto da Capital, por exemplo, na cidade fronteiriça o indicado é que os comerciantes fomentem as vendas por delivery. Até mesmo os velórios devem durar no máximo 2 horas, se limitando a dez pessoas em um mesmo ambiente fechado.

Está proibido o atendimento presencial em restaurantes, conveniências, lanchonetes, cafés, padarias. Em hotéis e pousadas, o fornecimento de alimentação também só poderá ser feito nos quartos.

Também fica suspenso o funcionamento de academias, centros de ginástica, centros comerciais, galerias e similares. Bares, casas noturnas e casas de shows também estão proibidos de atender ao público.

O decreto se estende a igrejas, clubes recreativos e desportivos, cinemas, museus, teatros, bibliotecas, centros culturais, parques de diversões, parques temáticos, lotéricas e bancos. Caso algum estabelecimento descumpra às regras, estará sujeito a perder o alvará de funcionamento.

Só permanecerão abertos supermercados, minimercados, mercearias, açougues, postos de gasolina, farmácias, alimentos veterinários, empresas de segurança privada, farmácias e outros estabelecimentos essenciais a saúde. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS