Polícias Civil, Militar e Rodoviária realizam operação de combate ao roubo de veículos e tráfico

Miranda (MS): Na manhã de quarta-feira (22), a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos – Defurv, polícias Rodoviária Federal (PRF) e 1º DP de Miranda, bem como a Polícia Militar por meio do Batalhão de Choque deflagraram a operação TRIBUS, com o principal objetivo a repressão aos crimes de roubos de veículos realizados com o cerceamento da liberdade da vítima até que o bem ultrapasse as fronteiras do país.

Após a ocorrência de alguns roubos no Estado de São Paulo, na última semana, em que motoristas de caminhão foram contratados em cidades paulistas e ali mantidos em cárcere, até que as carretas fossem transportadas à Bolívia, iniciou-se investigação junto à Polícia Civil.

Muito embora dois caminhões tenham sido recuperados no Estado de Mato Grosso do Sul e as vítimas libertadas após a interferência das forças em atuação no Estado, constatou-se tratar-se de organização criminosa com atuação em várias Unidades da Federação.

Assim, foram empregados vários esforços para o combate às ações criminosas, culminando na deflagração da Operação Tribus que teve início junto ao Posto da PRF – Guaicurus/Miranda/MS.

Na primeira hora de atuação foram localizados dois caminhões-carreta e, após entrevistas, constatou-se que os motoristas que conduziam os veículos não seriam os legítimos proprietários ou as pessoas que deveriam estar ali no transporte.

Iniciadas diligências, apurou-se que os legítimos motoristas estavam sendo mantidos em cárcere privado na cidade de Americana/SP. Providências foram tomadas, sendo as vítimas colocadas em liberdade no município paulista, onde foram encontradas pela Polícia Civil e se prestaram esclarecimentos.

Os caminhões foram apreendidos e os autores autuados em flagrante delito pelo crime de roubo majorado pelo concurso de agentes, restrição da liberdade da vítima, transporte de veículo para outro país, bem como associação criminosa.

Na mesma manhã, foi constatado que um homem, de 48 anos, de nacionalidade nigeriana, possivelmente estava transportando drogas em seu estômago. Encaminhado ao hospital, foi confirmado o tráfico de drogas e apurado que o autor trazia em seu estômago quarenta e cinco cápsulas de cocaína, totalizando novecentas e cinco gramas da droga.

Na mesma situação, outro homem, de 31 anos, transportava, anexado ao corpo, 2,067 kg de “Skank”.

Além disso, outro homem, de 49 anos, foi flagrado portando um revólver, marca Taurus, calibre .38.

Todos foram autuados em flagrante delito e encaminhados à Delegacia de Polícia de Miranda.