PIB da soja deve crescer mais de 20%, diz estudo

O resultado positivo é um reflexo do desempenho sólido do PIB da agroindústria

Por: AGROLINK –Aline Merladete

De acordo com um recente estudo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Produto Interno Bruto (PIB) total da cadeia da soja e do biodiesel está previsto para crescer impressionantes 20,72% em 2023 em comparação a 2022.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Cepea, o resultado positivo é um reflexo do desempenho sólido do PIB da agroindústria, com destaque para o biodiesel, esmagamento e refino. Além disso, essa tendência impactou positivamente o mercado de trabalho na indústria agroindustrial, com um aumento de 4,63% na geração de empregos no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. As exportações da cadeia também atingiram um recorde, totalizando US$ 26,8 bilhões, impulsionadas por volumes significativamente maiores, principalmente de grãos e farelo de soja.

Apesar desses resultados promissores, os preços desfavoráveis durante o segundo trimestre podem influenciar negativamente a renda real da cadeia, com uma projeção de queda de 6,23% em 2023 em relação a 2022. Em resposta a essa pressão negativa, as representatividades do PIB da cadeia no PIB do agronegócio e no PIB brasileiro foram revisadas para valores mais baixos, situando-se em 24,3% e 5,8%, respectivamente. No entanto, é importante ressaltar que a cadeia produtiva mantém sua significativa dimensão econômica, com um estimado PIB de R$ 637 bilhões em 2023.