OMS alerta para risco de pandemias ‘piores’ do que a de covid-19

A pandemia de covid-19 que já matou mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o planeta neste ano “é apenas um sinal de alerta”, advertiu hoje o diretor de Emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) Michael Ryan ao alertar que devemos nos preparar para pandemias piores.

“O coronavírus é muito facilmente transmissível e mata, mas seus níveis de letalidade são relativamente baixos em relação a outras doenças emergentes, o que deve fazer com que nos preparemos, no futuro, para algo que seja ainda pior”, declarou Ryan que, ao longo de sua carreira, já teve de lidar com doenças mais letais.

Conforme a Agência France-Presse de notícias, o conselheiro da OMS Bruce Aylward reforçou que, apesar dos progressos científicos na luta contra a Covid-19, com a criação de vacinas em tempo recorde, a humanidade está muito pouco preparada ante a ameaça de futuras pandemias.

“Estamos na segunda e terceira ondas do vírus e ainda não somos capazes de controlá-lo”, lamentou. “Embora estejamos mais bem preparados, ainda não estamos o suficiente para a pandemia atual, e ainda menos para as futuras”, emendou durante a última entrevista coletiva deste ano da OMS.


Copyright ©
Marco Eusébio –