No Mato Grosso do Sul, Ponta Porã assume o segundo lugar em fluxo aéreo do Estado

De acordo com dados fornecidos, no último dia 08/04, pela Alumia, plataforma especializada em análise e fornecimento de informações para empresários e gestores do Mato Grosso do Sul, o município de Ponta Porã emergiu como o segundo destino mais procurado por via aérea no estado durante o ano de 2023. Representando aproximadamente 4% de todos os passageiros aéreos do estado, cerca de 32 mil pessoas escolheram Ponta Porã como destino no último ano.

Essa significativa ascensão no fluxo de passageiros aéreos não apenas demonstra o potencial turístico da região de fronteira, mas também reflete diretamente na economia local, gerando empregos e aumentando a renda da comunidade. De acordo com dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o setor de turismo foi o principal responsável pelo aumento de número de empregos no ano de 2023, criando mais de 214 mil vagas de emprego nesse ano. 

Atentos a esse crescimento, os esforços do poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, têm ido ao encontro desse movimento e tem sido fundamental para impulsionar o turismo local e regional. Iniciativas como o lançamento do Plano Municipal de Turismo, a readequação da legislação municipal relacionada ao turismo, o apoio ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e aproximação da governança turística do Paraguai são exemplos tangíveis desse compromisso.

o desenvolvimento econômico, social e ambiental do território e desta forma o governo municipal tem investido recursos e esforços para consolidar Ponta Porã como um destino turístico de destaque em Mato Grosso do Sul.

Com base nesses dados e iniciativas, é evidente que Ponta Porã está cada vez mais preparada para receber e cativar ainda mais visitantes, oferecendo uma experiência turística única e contribuindo para o crescimento sustentável da região.

Informações da Prefeitura de Ponta Porã