Neve, chuva congelada e geada; veja a previsão

Novembro começou com neve na cidade de Urubici, em Santa Catarina. Foi o registro mais tardio de neve que já existiu nas medições do Brasil. Até então, a ocorrência mais atípica e tardia havia acontecido em 3 de outubro de 1999. Nesta terça-feira (1º) também houve chuva congelada em São Joaquim (SC) e temperatura de apenas 1,4ºC em Bom Jardim da Serra (SC). Outras cidades catarinenses e gaúchas registraram termômetros na marca dos 3 graus — e com geadas.

Na quarta-feira (2), Dia de Finados, a massa de ar de origem polar, que também é seca, deixa o tempo firme na faixa que vai do sul e oeste gaúcho até o sul do Amazonas e o Acre. Podem ser registradas uma das menores temperaturas mínimas para um mês de novembro da história em diversos estados. Além disso, há condição para geada do norte e serra gaúcha ao sul do Paraná, passando pela serra e planalto catarinense.

Também esfria pelo Sudeste. Há, ainda, condições de uma das menores temperaturas para um mês de novembro na região. Os termômetros ficam na marca dos 10°C, mas sem risco para geadas em áreas produtoras de café.

Frente fria

Frente fria derruba temperaturas no fim de semana; confira - massa de ar seco

Foto: Pixabay

A frente fria avança mais pelo sul da Bahia e vai até o sul do Pará, ainda no feriado de finados. Reforçando, assim, os temporais e o excesso de volume de água em em Minas Gerais, no Espírito Santo, em toda a Bahia, no centro sul do Maranhão e do Piauí, no Tocantins, no Pará, no norte e leste do Amazonas, pontos do nordeste de Goiás e no Distrito Federal. Há possibilidade de granizo, raios e rajadas de vento de mais de 70 quilômetros por hora.

No Nordeste as instabilidades são reforçadas pela borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN). Uma baixa pressão atmosférica é prevista para a costa da Bahia.

O frio tende a persistir até o final desta semana do Sul ao Sudeste do país. Tendem, ainda, a aumentar também pela Bahia e pelo sul do Piauí e do Maranhão. Com condições ainda para geada na serra e proximidades das áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul até sexta-feira (4).

Depois da neve, chuva ganha força

chuva acima da média

Foto: Freepik

Nos próximos dias, a chuva ganha mais força pelo Nordeste brasileiro em decorrência do avanço de uma frente fria e um ciclone extratropical. Atenção para os temporais, que ganham força na região, com acumulados de mais de 100 mm previstos nestes primeiros dias de novembro. Há possibilidade para danos, com potencial para chuva forte também do leste de Pernambuco ao Rio Grande do Norte e no Ceará. Essa chuva excessiva no Nordeste e parte do Norte vai até 9 de novembro.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.