Município do MS vivem pior fase da pandemia com taxas elevadas de internação

Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Itaquiraí, Juti, Naviraí estão com a bandeira vermelha, que indica grau de alto risco 

Ao todo o MS já registrou 6.815 mortes por coronavírus (Covid-19), conforme boletim epidemiológico divulgado da Secretaria de Saúde do Estado nesta segunda-feira, dia 31.  

A maioria dos municípios que integram a região do Cone Sul registrou aumento significativo da doença e consequentemente o aumento das internações. Conforme boletim desta segunda-feira, 104% dos leitos públicos de U.T.I e 96% dos privados estão ocupados . 

 Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado ,Itaquiraí, Juti, Naviraí estão classificadas com bandeira vermelha, que indica grau de alto risco, conforme monitoramento do Governo do MS, por meio do Prosseguir, Programa de Saúde e Segurança na Economia.  

Aral Moreira, Iguatemi, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru estão com a bandeira laranja, que indica grau médio de risco.  

Autoridades sanitárias relatam que o aumento tem sido causado pelo descumprimento das normas e recomendações vigentes, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Muitas reuniões, festas tem sido realizadas mesmo com os decretos municipais vigentes que proíbem aglomerações.  

Prefeituras da região têm adotado medidas mais rigorosas para tentar conter a situação alarmante. Em Amambai, o toque de recolher inicia às 19h e foi instituída a ‘lei seca’ aos fins de semana. 

Em Coronel Sapucaia, o toque de recolher segue das 20h às 05h. A Prefeitura do município publicou um alerta à população por meio de uma live transmitida pela rede social Facebook.  “Nunca chegamos na situação a qual estamos.  Nosso hospital é de pequeno porte e hoje não há leitos disponíveis no Estado(…). Peço a contribuição em massa para cada um fazer a sua parte e cumprir todas as medidas de proteção”, enfatizou a Secretária de Saúde, Najla Mariano.

No município de Iguatemi, a taxa de ocupação de leitos hospitalares está em 150%. O secretário de Saúde, Janssen Galhardo, afirmou que em todas as regiões faltam leitos e que o município está no pior momento do combate à covid-19 desde o começo da pandemia. 

Os profissionais da saúde do Cone Sul do Estado recomendam que a população siga à risca as medidas de isolamento e higiene para evitar que mais vítimas fatais sejam registradas na região.  

Estado 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou nesta segunda-feira (31), que Mato Grosso do Sul enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19. O estado registrou 1.619 casos novos. O total de infectados com o novo coronavírus chegou a 290.725 e a média móvel dos últimos 7 dias atingiu 1.810, a maior de toda a pandemia. 

Foram confirmadas mais 25 mortes provocadas pela doença, o que elevou o total de vidas perdidas para 6.815 e a média móvel para 46,1 óbitos por dia, nos últimos 7 dias. A taxa de contágio continua a crescer e atingiu 1,09. 

Todas as macrorregiões sanitárias do estado estão com taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) destinadas ao tratamento de Covid-19 com 100% ou mais. Em Campo Grande, 101% e em Dourados, 106%. 

Resende comentou que aguarda a abertura para o quanto antes de 10 novos leitos de UTI no Hospital da UFGD, em Dourados e que em parceria com a prefeitura de Três Lagoas vai abrir também 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O Estado tem atualmente uma fila com 255 aguardando transferência para leitos clínicos ou de terapia intensiva em hospitais. (Informações G1 MS)

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta