Mulher que testou positivo para o Covid-19 em Dourados visitou parentes na cidade de Amambai

Jovem moradora na cidade de Dourados esteve em Amambai no final de semana visitando familiares e manteve contato com várias pessoas da cidade, segundo Dr. Bandeira.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Vigilância Epidemiológica, está desenvolvendo ações no sentido de promover o isolamento de várias pessoas da cidade que mantiveram contato com uma mulher moradora em Dourados, que testou positivo para covid-19.

A jovem testou positivo para coronavírus durante um Drive-Thru nessa quinta-feira, 7 de maio na cidade de Dourados e na ocasião ela teria relatado que havia passado o nal de semana em Amambai, onde tem familiares e na ocasião teria mantido contato com várias pessoas moradoras na cidade.

Em contato com a reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, relatou que assim que recebeu o comunicado da Vigilância Epidemiológica da cidade de Dourados e da SES (Secretaria de Estado da Saúde em MS), informando a situação, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, passou a agir no sentido de localizar e promover o isolamento protocolar das pessoas que mantiveram contato com a mulher durante o tempo que permaneceu na cidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Amambai, Sinthia Maciel Neves, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas. Para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresentam sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias.

Já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresenta algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial. No caso das pessoas de Amambai que mantiveram contato com a jovem que testou positivo no Drive-Thru dessa quinta-feira em Dourados, um tio da mulher estaria apresentando sintomas gripais, segundo o prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, que é médico.

Diante dessa situação gerada pela visita da jovem douradense a Amambai, Dr. Bandeira, reforça a orientação que vem sendo repassada pela administração municipal desde o início da pandemia, que é evitar fazer viagens para fora do município ou receber vistas de pessoas de fora da cidade, exceto em caso de extrema necessidade. P.INFORMA