O que muda no organismo depois dos 40?

Com passar dos anos o nosso organismo passa por várias mudanças.

Depois de uma certa idade, manter o peso e a saúde vira um desafio, por isso é necessário fazer pequenos ajustes que vão garantir um estilo de vida mais saudável.

Depois dos 40 então, vemos mudanças ainda mais significativas, a visão já não é a mesma; a fertilidade feminina começa a falhar.

Homens e mulheres passam a lutar ativamente contra os avanços observados na fita métrica, não tem jeito com a idade as medidas aumentam sensivelmente!
PUBLICIDADE.

Organismo depois dos 40
Metabolismo
Com 30 anos começamos a perder massa muscular, perdemos 10% a cada década. Isso ocorre porque os músculos aceleram a queima calórica: o remédio é comer menos e fazer mais exercícios.

Digestão
Sintomas de má digestão são bem comuns após os 40 anos (azia, queimação, empachamento, constipação), isso ocorre porque há uma mudança na ação das enzimas.

A acidez estomacal passa por alterações e pode levar a deficiências nutricionais (como de zinco, ferro, proteínas e vitamina B12). Com passar dos anos isso interfere diretamente no corpo inteiro (pele, cabelo, articulações, disposição, habilidades mentais etc.).
PUBLICIDADE.

Massa óssea
Quando perdemos tecido muscular, corremos o risco de perder a densidade óssea.Essa perca se acentua com as mudanças hormonais decorrentes da menopausa.

O antídoto, de novo, é se exercitar, mas também se atentar para nutrientes envolvidos na síntese óssea, como vitaminas C, D e K, zinco, silício, fósforo e cálcio.

Fertilidade
A fertilidade começa ter uma diminuição aos 35 anos. Com a menopausa, a mulher libera menos óvulos capazes de serem fecundados.

Segundo alguns estudos homens também sofrem uma redução na capacidade de reprodução, porém é menos acentuada.

Pele
A partir dos 30 anos, a pele começa a perder a elasticidade, o colágeno e a hidratação natural. As primeiras rugas começam a aparecer junto com as marcas de expressão.

Com passar dos anos as marcas de expressão e rugas tendem a aumentar. A solução e se hidratar bem, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar.

Informações Viva Saúde
PUBLICIDADE.