Maneiras fáceis de acrescentar mais fibra na sua alimentação

A fibra é uma parte muito importante e muitas vezes negligenciada de uma alimentação saudável e equilibrada. A fibra pode ajudar a nos proteger de doenças cardíacas e câncer, e também é essencial para um sistema digestivo saudável. Além disso, pode reduzir o colesterol e melhorar os níveis de açúcar no sangue.

É importante consumir aproximadamente 25-30 gramas de fibra por dia. Confira algumas das dicas listadas na galeria para conseguir maneiras simples e saudáveis de melhorar a ingestão de fibras. Claro, não faça tudo de uma só vez, mas introduza pequenas mudanças pouco a pouco, e tente não exceder a quantidade diária recomendada.

Cereais –

Comer cereais matinais todas as manhãs é uma ótima fonte de fibras. Opte por um cereal rico em fibras sempre que possível.

Maçãs –

Além dos óbvios benefícios para a saúde que uma dieta rica em frutas e vegetais proporciona, a maçã também é uma boa fonte de pectina, que é uma fibra solúvel.

Pipoca –

Talvez a pipoca não seja a primeira coisa que você pensaria ao procurar alimentos que contenham fibras. Mas tem fibra na pipoca! Apenas evite as variedades salgadas e açucaradas.

Húmus –

Para um lanche saudável e rico em fibras, por que não experimentar um pouco de húmus? Torne-o ainda mais saudável, trocando o pão que você normalmente comeria por vegetais, como cenouras.

Frutos secos e castanhas –

Para um ótimo e saudável lanche, experimente uma combinação de frutos secos, castanhas e nozes. Esta é outra grande fonte de fibra. Para resultados mais saudáveis, evite variedades salgadas e prefira ao natural!

Biscoitos integrais –

Qualquer coisa que contenha grãos integrais será sempre uma opção mais saudável. Biscoitos e bolachas não são exceção, e podem se tornar uma ótima opção de lanche rico em fibras.

Mix de cereais –

Se você não é fã do sabor dos cereais ricos em fibras, por que não experimentar algo meio a meio? Você ainda pode se beneficiar do alto teor de fibras enquanto desfruta do sabor do seu cereal favorito.

Salada de grãos –

Uma incrível fonte de proteína e fibras, o feijão pode adicionar sabor e volume a uma salada. Experimente feijão preto, feijão branco, feijão cannellini, feijão fradinho ou grão-de-bico.

Algo diferente… –

Os grãos integrais vêm em muitas formas e são sempre cheios de fibras. Experimente algo diferente como bulgur (preparação feita com trigo) ou freekeh (cereal feito de trigo duro verde), com legumes e peixe ou carne magra.

Cereais integrais nos sanduíches –

Não há razão para desistir do conteúdo do seu sanduíche favorito, mas tente tornar o lanche mais saudável e cheio de fibras, trocando o pão comum por uma alternativa integral.

Beba fibra! –

Vitaminas são uma ótima maneira de obter sua quantidade de fibra. Não descascar a fruta fornecerá a fibra extra muitas vezes ausente do suco de fruta. Por que não jogar algumas sementes também, hein?