Grupo chinês compra 23,7% da Azul por R$ 1,7 bi

Com o negócio, anunciado nesta terça-feira, o HNA Group terá direito a assento no conselho da companhia aérea brasileira.

A Azul Linhas Aéreas acertou a venda de 23,7% da empresa para o HNA Group por 1,7 bilhão de reais. Com o desembolso, o grupo chinês terá direito a assento no conselho da companhia brasileira.

De acordo com a Azul, o negócio faz com que a empresa atinja valor de mais de 7 bilhões de reais. “Esse investimento trará importantes benefícios para a Azul em vários aspectos, como fortalecimento do caixa, continuidade do plano de renovação de frota e melhoria de produtos e serviços para nossos clientes, além de amortização de dívidas”, disse a empresa, em comunicado.

O acordo dará à Azul mais tempo para fazer sua planejada abertura de capital, segundo o presidente-executivo da companhia, Antonoaldo Neves. “Não estávamos com pressão pelo IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), mas agora isso nos dá um prazo ainda maior”, disse ele.

Terceira maior empresa do setor aéreo no Brasil, a Azul desistiu em junho, pela terceira vez, de fazer o IPO devido às condições adversas do mercado de capitais. A desistência ocorreu pouco antes de a empresa receber um aporte de 100 milhões de dólares da americana United Airlines, do grupo United Continental.

Segundo Neves, a transação anunciada nesta terça-feira também permitirá que a Azul tenha ganhos de sinergia com compra, leasing, manutenção e seguros de aeronaves, já que o HNA é um conglomerado com atuação expressiva no financiamento de aeronaves.O presidente da Azul explicou ainda que o acordo não muda a estrutura de controle da companhia – a entrada do HNA ocorreu por meio de ações preferenciais. O fundador da Azul, David Neeleman, segue com 67% das ações ordinárias da empresa.VEJA