Governador de Goiás aceita proposta de Bolsonaro que reduz preço dos combustíveis; Reinaldo é contra

Governador de Mato Grosso do Sul é favorável à alta tributação dos combustíveis.

O governador de Goiás, Reinaldo Caiado (DEM), afirmou nesta quinta-feira (6) que é favorável à proposta do presidente Jair Bolsonaro de reduzir alíquota do ICMS sobre os combustíveis. Diferente de Caiado, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e outros 21 chefes do Executivo se manifestaram contrários à medida do presidente.

Em comunicado nas redes sociais, Caiado afirmou que o cidadão é quem paga a alta carga tributária sem receber de volta obrigações de município, estados e União. “A minha posição em relação a redução do ICMS dos combustíveis será de levar adiante a proposta que o presidente Jair Bolsonaro fez ontem a nós, durante o seu pronunciamento no evento de 400 dias de seu governo: buscar o diálogo para uma solução diante de um problema que municípios, estados e União têm culpa”. 

O posicionamento de Caiado é totalmente oposto ao da maioria dos governadores, incluindo Reinaldo, que são favoráveis à alta tributação no combustível, alegando queda na receita dos Estados.

Por coincidência, Mato Grosso do Sul sofreu um recente aumento na alíquota que incide sobre a gasolina, justamente, para os 30% referidos por Bolsonaro. O reajuste polêmico aconteceu após Reinaldo enviar projeto para a Assembleia Legislativa, propondo também alterações no uso do Fundersul e renegociação de dívidas referente ao ICMS.

O projeto de Reinaldo colocou o Estado entre os três com maior índice cobrado sobre a gasolina no Brasil, segundo dados revelados pelo Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes). MIDIAMAX