Nova greve de caminhoneiros não ocorrerá agora, dizem lideranças

Sindicalistas negam áudios qe circularam pelo Whatsapp sobre o risco de outra paralisação
Nova greve de caminhoneiros não ocorrerá agora, dizem lideranças
© REUTERS

ECONOMIA AVISO

Uma nova paralisação não está nos planos dos caminhoneiros, ao menos por enquanto, segundo lideranças ouvidas pela reportagem. Recentemente, áudios circularam pelo Whatsapp alertando para o risco de uma nova greve.

PUBLICIDADE.

“São áudios falsos, antigos. Estamos em negociação e não há possibilidade de uma nova greve por enquanto”, afirmou o caminhoneiro autônomo Wallace Landim, o “Chorão”, que liderou manifestações durante a paralisação de caminhoneiros em maio.

+ CNI: greve de caminhoneiros faz faturamento da indústria cair 16,7%

A categoria deverá aguardar ao menos até a votação da MP 832 que poderá converter a política de preço mínimo do combustível em lei, diz ele. A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) afirmou, em nota, que está “monitorando os grupos de Whatsapp dos quais participa para checar a veracidade sobre uma suposta nova paralisação.

+Brasil tem déficit primário de R$ 8,2 bilhões em maio

Entretanto, informamos que não estamos promovendo e nem apoiando uma nova greve da categoria”. Nesta quinta (27), terminou sem acordo uma nova reunião no Supremo Tribunal Federal entre caminhoneiros e empresas que contratam os serviços de transporte de carga, em torno de uma tabela de preços mínimos para o frete rodoviário.

O ministro que acompanha o caso, Luiz Fux, deve manter suspensas as liminares que questionam a tabela do frete pelo menos até o fim de agosto, quando está prevista uma audiência pública para discutir o assunto. O STF entra em recesso na próxima semana.
PUBLICIDADE.