Google lança oficialmente a nova versão do Android

O Google apresentou a nova versão do Android, sistema operacional da empresa em maio, durante a I/O 2018, evento anual para desenvolvedores. Após quase três meses, a novidade teve o nome oficial foi revelado, na última segunda-feira (6), e alguns usuários já podem fazer o download.

Após os nomes de marcas famosas de doces, é a vez do Androd Pie, ou Android Torta, em português. As especulações que circulavam na internet diziam que o nome seria Android Pineapple Pie, um pouco mais elaborado e nem tão distante do oficial.

A nona versão do Android demorará um pouco mais para chegar para a maioria dos usuários. Por enquanto, somente os donos de celulares Pixel, desenvolvido pela própria empresa, podem fazer a atualização. Os modelos das marcas Sony Mobile, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential podem começar a usar apenas a versão beta.

Além de ser algo novo para um público muito restrito, não são todas as funções apresentadas e testadas no palco da I/O 2018 que foram implementadas. De acordo com o anúncio na página oficial do Google, as funções chamadas de “bem-estar digital”, que devem ajudar os usuários a evitar o uso excessivo do aparelho, estarão presentes só em uma atualização até o fim deste ano.

O Android Pie tem como novidade os seguintes recursos:

Bateria Adaptativa: o sistema entenderá os padrões de uso e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços que importam para cada pessoa.

Brilho Adaptativo: para tornar mais eficiente o consumo de energia, o celular aprenderá como cada pessoa gosta de definir o controle de brilho, considerando a iluminação do ambiente ao redor.

Ações nos Apps: prevê as suas próximas ações, para que você possa realizá-las de forma mais rápida. Ao conectar os fones de ouvido, por exemplo, a playlist que estava sendo ouvida mais cedo ficará em destaque.

Novo sistema de navegação: com o movimento de deslizar para cima a partir de qualquer tela, serão exibidos todos apps recém usados e para acessá-los novamente é só fazer um simples toque.

Seleção inteligente de texto: para alterar entre apps, a seleção inteligente de texto (que reconhece o significado do texto selecionando e sugere ações relevantes) funcionará no overview dos apps recentes, tornando mais fácil realizar a próxima ação.

Além dessas funções, foram desenvolvidas outras facilidades como: capturas de tela melhores, controles de volume simplificados, botão de confirmação de rotação e gerenciamento de notificações.
R7