Encontro de jovens do Agro tem participação do Mapa e do Governo de MS

O encerramento da Dinâmica Agropecuária organizada pela Embrapa Gado de Corte e a Famasul, em Campo Grande, contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Para contribuir com a discussão do 15º Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jovem, a ministra falou da importância de aproximar cada vez mais o jovem das atividades do setor produtivo considerando seu olhar moderno e a disposição. “Sempre me motiva muito quando vejo jovens interessados no agronegócio. Sua missão é muito importante, e sua responsabilidade é muito grande. Vocês são fundamentais para renovar e modernizar a atividade”, disse durante a palestra aos jovens.

Ministra destacou trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado principalmente na Agricultura Familiar.

A ministra demonstrou preocupação com o êxodo rural e a necessidade da capacitação no campo, comentou a deficiência da comunicação no agro, destacou o trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado principalmente na agricultura familiar, deu sua opinião sobre a reforma da previdência e falou da sua recente visita ao Nordeste, na pequena agricultura do semiárido onde práticas modernas e o cooperativismo tem possibilitado ampliar a produção em terras consideradas num passado não tão distante, inaptas para produção agrícola.

Tereza falou ainda da reformulação do serviço de assistência-técnica no Ministério, da importância de se evoluir nos sistemas de fiscalização e controle da produção de alimentos, tema que esteve em pauta em Seminário organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na semana passada, e dos avanços do Programa que visa a retirada da vacinação contra febre aftosa no Brasil.

Antes de participar do giro pela Dinapec, a ministra ouviu, dos jovens, sugestões para facilitar a formação acadêmica e concedeu entrevista coletiva à imprensa local.

Acompanhada pelo secretário da Semagro, Tereza Cristina percorreu os estandes de produtores ligados à Famasul e de representantes da agricultura familiar.Fonte: Assessoria Governo MS